Prefeitura emite nota explicativa sobre grande mortandade de Tilápias na Lagoa do Violão, em Torres

Na última semana foi verificada uma mortandade de tilápias na Lagoa do Violão, em evento que teria tido início ainda no dia 17 de julho – inicialmente com alguns poucos indivíduos sem vida, tendo um aumento ao longo dos dias seguintes.

FOTO - Várias tilápias mortas nas margens da Lagoa do Violão (vídeo publicado no Youtube dia 20 de julho de 2024 - por Rosana Scandolara)
22 de julho de 2024

Na última semana foi verificada uma mortandade de tilápias na Lagoa do Violão, em evento que teria tido início na quarta-feira (dia 17) – inicialmente com alguns poucos indivíduos sem vida, tendo um aumento ao longo dos dias seguintes. Muitas pessoas compartilharam fotos e vídeos com os peixes mortos, boiando junto as margens da lagoa – como a imagem de Rosana Scandolara que ilustra esta matéria, em vídeo publicado no Youtube no sábado (20).

Os peixes mortos, além de ocuparem a borda do corpo d’água (localizado na região central de Torres) emitiam forte cheiro, acusando já haver algum tempo de suas mortes. E na manhã desta segunda-feira 22/07, uma equipe de servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Torres realizaram um mutirão para a remoção dos animais mortos. A municipalidade disse que seguirá monitorando o local para verificar a condição nos próximos dias.

FOTO por Fausto Jr (Redação A FOLHA)

 

Espécie exótica que não tolera muito frio, conforme municipalidade

 

Algumas semanas atrás, a Prefeitura de Torres já comunicava sobre a possibilidade de haver uma mortandade destes peixes. E neste segunda, após o ocorrido, foi emitida uma nova nota pela mesma Prefeitura, explicando a situação:

 

“A tilápia apesar de estar adaptada ao ecossistema da Lagoa, é uma espécie exótica que não tolera condições extremas de frio. O mês de julho foi marcado por ondas intensas de frio que atingiram todo o sul do Brasil, o que provavelmente implicou no comprometimento fisiológico de alguns indivíduos menos tolerantes dentro da população. O fato de terem sido verificados somente indivíduos desta espécie (mortos), submete a esta hipótese, visto que fatores como a falta de oxigenação na coluna d´água e/ou suposta de degradação ambiental, implicariam na morte de espécies variadas de peixes”.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados