Foi assinada na tarde desta terça-feira, 11 de maio, no Centro de Referência da Mulher Pricila Selau, a renovação do convênio com as Prefeituras da Comarca de Torres, o qual permite a compra de vagas em Casas de Abrigo para mulheres em situação de violência. Os sete municípios da Comarca estavam representados. Representando o prefeito de Torres, Carlos Souza, estava o secretário municipal da Fazenda Cláudio Paranhos, que destacou a importância do ato no fortalecimento das políticas públicas para a mulher.
Na oportunidade, Paranhos lembrou que a articulação foi do prefeito Carlos, no ano passado, com o objetivo de ampliar o serviço às vítimas de violência doméstica na região de Torres. Frisou a importância da participação de todas as Prefeituras. Entre os presentes estavam a prefeita de Três Forquilhas, a Lola, e a prefeita em exercício de Mampituba, Marta Agjuiar.
Conforme a diretora do CRM, Zete Silveira, o convênio é de 12 meses. “Além do pagamento da parcela do convênio, as Prefeituras são responsáveis pelo transporte da vítima para a Casa Abrigo. O abrigamento provisório da mulher necessitada é por tempo indeterminado e os filhos são levados junto. A medida oferece maior proteção às mulheres e reforça o enfrentamento da violência”, ressalta.
Sobre o CRM
Desde sua inauguração, em agosto de 2015, o Centro de Referência da Mulher (CRM) Pricila Selau trabalha para cessar a violência na região de Torres, junto com a Rede de Atenção que também atende vítimas de qualquer tipo de violência relacionada ao gênero. O CRM Pricila Selau é regional, atendendo os seguintes municípios: Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Morrinhos do Sul, Mampituba e Torres.
No local, além do acolhimento da assistência social, também é oferecido assessoria psicológica e jurídica as mulheres que precisarem de apoio.