“A Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo pretende conquistar a Bandeira Azul, certificado internacional e maior premiação global dedicada a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo”, afirma a comunicação da Prefeitura de Torres. Com este propósito, equipe torrense composta pela secretária Fernanda Brocca de Matos, pelo diretor de Economia Solidária, Gabriel Bueno, e pelo diretor de Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo De Rose da Silva, conheceram recentemente o Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras – IMP, tendo como objetivo informar-se sobre o Projeto Bandeira Azul para futura implantação no município.
Durante a visita, buscaram entender todo o processo do Programa Bandeira Azul e seus critérios. “Trata-se da concessão de um prêmio ecológico. Para se qualificar, devem ser atendidas uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente”, ressalta o site do Programa Bandeira Azul Brasil.
“A equipe (em Piçarras) ficou impressionada pela extensão da nossa praia certificada e a capacidade da manutenção dos critérios exigidos, numa área totalmente urbanizada e de larga extensão como a de Torres. Conheceram também a Praça das Baleias, que foi implantada através do Comitê Gestor do Bandeira Azul do município, a qual serviu de modelo como parceria público /privada. Receber a Bandeira Azul seria conquistar a maior premiação global dedicada a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo”, destaca a secretária Fernanda.
Sobre o Certificado Bandeira Azul
O programa é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE), que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No total, de um universo de 4.385 praias certificadas no mundo, dezoito estão no Brasil.
O corpo técnico do programa Bandeira Azul confirmou em outubro passado, que na temporada 2021/2022, Piçarras obteve, pela quarta temporada consecutiva, certificação internacional pela Bandeira Azul de determinado trecho da orla. Agora, Torres vai em busca dessa importante certificação na gestão de praias.
*Com Prefeitura de Torres e Projeto Bandeira Azul