A tão esperada migração das Baleias-Francas chega aos poucos no litoral norte gaúcho.
Em Torres, a equipe do Farol das Baleias (projeto realizado pelo GEMARS – em 2024 contando com a Fundação Yaqu Pacha! Como parceira) compartilhou no domingo (23), em suas redes sociais, que houve uma semana com bastantes avistamentos das Baleias-Francas, juntamente com vídeo registrando os majestosos animais. “Durante nossos monitoramentos, avistamos várias baleias solitárias, algumas parecem ser fêmeas grávidas, e também registramos algumas mães com filhotes”, ressaltava a equipe do Farol das Baleias (que trabalha ainda em parceria com o Parque Estadual de Itapeva, Prefeitura de Torres e o Programa de Pos-Graducacao da Zoologia da UESC).
Em Tramandaí, o fotógrafo Cris Mach flagrou 2 exemplares destes grandiosos animais marinhos – cerca de 3 km da costa, tendo divulgado vídeo na segunda-feira (24).
No Sul de SC, baleias-francas vêm sendo avistadas desde o final de maio
A temporada anual das Baleias-Francas na região é oficialmente considerada entre julho e novembro – mas no litoral sul-catarinense, desde o final de maio (mais cedo do que de costume) as primeiras baleias-francas da temporada 2024 já vinham sendo avistadas e monitoradas.
Dentre estes casos de monitoramento neste começo de temporada, um chamou atenção. Uma baleia-franca-austral filhote foi encontrada encalhada, na praia da Barra da Ibiraquera, em Imbituba (SC). Houve um esforço coletivo para ajudar o animal e, graças a ajuda de voluntários e especialistas, o filhote conseguiu voltou para o mar.
Conforme levantamento do Projeto ProFRANCA (sediado em Imbituba e patrocinado pela Petrobras), em 2023 foi detectado um dos três maiores números de baleias no litoral catarinense (225), sendo que o maior foi em 2018, com 273 registros, entre mães e filhotes.