Está iniciada a temporada de avistamento de baleias-francas na região de Torres. E já na primeira semana do monitoramento do projeto Farol das Baleias – conforme divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira (20) – foi feito um registro especial pela equipe de pesquisadores: um filhote com manchas, carinhosamente apelidado de Bezerrinho, acompanhado de sua mãe.
“Nossa mestranda, Victoria Ulman pesquisa os padrões de coloração das baleias-francas registradas por drones no sul do Brasil, e esse pequeno já chegou contribuindo com a ciência. Que seja o início de uma temporada cheia de encontros emocionantes!”, destaca a comunicação do projeto. A temporada de baleias-francas ocorre na região (entre o litoral sul de SC e Torres RS) geralmente de julho a novembro, com pico de avistagens entre agosto e setembro. Assim como no ano passado, os registros começaram mais cedo em 2025.
Sediado em Torres, o Projeto Farol das Baleias é realizado pelo Gemars, em parceria com a Fundação YaquPachua, Parque Estadual de Itapeva (PEVA), Prefeitura de Torres e o Programa de Pós-Graduação em Zoologia da UESC