Programa da Brigada Militar de prevenção às drogas atendendo 400 alunos de escolas torrenses

Com o apoio da Prefeitura, a Brigada Militar de Torres realiza desde o ano de 2000 nas escolas municipais, estaduais e particular da cidade, o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência.

19 de junho de 2017

Com o apoio da Prefeitura, a Brigada Militar de Torres realiza desde o ano de 2000 nas escolas municipais, estaduais e particular da cidade, o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. Em Torres, o PROERD está sendo desenvolvido semestralmente na área do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, visando combater (de forma preventiva) o uso e o aliciamento de crianças e adolescentes para práticas de violência e criminalidade.       .

As  ações educativas da 1ª turma do PROERD 2017 tiveram início no mês de abril, abrangendo 16 turmas de 5º ano e  2 turmas de 1º ano. Participam do Programa aproximadamente 400 (quatrocentos) alunos com idade entre 06 e 12 anos, e estão inclusas no Programa neste primeiro semestre, as seguintes escolas:  Escola Particular Rede Sagrado São Domingos; Escola Estadual José Quartiero; Escola Estadual de Ensino Fundamental Justino Alberto Tietboehl; Escola Estadual Ensino Básico Governador Jorge Lacerda; Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias; Escola Municipal Zona Sul; Escola Municipal de Ensino Fundamental Alcino Pedro Rodrigues.

A formatura tem previsão para a primeira quinzena do mês de agosto. São instrutores da 2ªCia de Policiamento de Torres, o 1ºSgt Leandro da Silva Martins, e a Soldado Márcia Valim de Mesquita.

 

Sobre o PROERD

 

O PROERD baseia-se no programa norte americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983 em Los Angeles e aplicado na maioria dos distritos e cidades dos Estados Unidos (e posteriormente em mais de 60 países). O PROERD busca trabalhar preventivamente um dos maiores problemas sociais da atualidade que é o uso de drogas, pois a maioria dos crimes está direta ou indiretamente relacionada com seu uso e exploração. Os objetivos do programa são os de informar os jovens estudantes dos malefícios das drogas, usando métodos que priorizem a moral e os bons costumes, a afetividade e modelos de vida ativa e saudável.

No  Rio Grande do Sul, o PROERD surgiu no ano de 1998, sendo que o programa da Brigada Militar já atingiu a maioria dos municípios gaúchos e beneficiou cerca de 1 milhão de alunos de escolas públicas e privadas.

 


Publicado em: Educação






Veja Também





Links Patrocinados