Programa Jovem Aprendiz foi pauta de reunião entre Prefeitura de Torres, Senac e SINE

Segundo o secretário Júlio Agápio, há uma demanda reprimida em Torres para estas vagas, onde o comércio necessita contratar mas depende do curso de formação que é oferecido pelo SENAC

26 de julho de 2023

Na manhã desta terça-feira, 25 de julho, o secretário de Trabalho, Indústria e Comércio, Júlio Agápio, junto com a coordenadora do SINE de Torres, Dione Andrea dos Santos, estiveram reunidos com a diretora do Senac Litoral, Cassiane Borges Liberalesso, para tratar sobre o Programa Jovem Aprendiz na cidade. O Jovem Aprendiz é reconhecido no Brasil por ser a primeira oportunidade para muitos entrarem no mundo profissional.

Segundo o secretário, há uma demanda reprimida na cidade para estas vagas, onde o comércio necessita contratar mas depende do curso de formação que é oferecido pelo SENAC. “Alguns comerciantes nos procuraram para pedir auxílio, pois necessitam preencher as vagas, mas para isto é necessário a abertura de turmas no SENAC. Além disso, trata-se de um Programa de importante relevância para os jovens, pois é um canal de inserção de primeiro emprego no mercado de trabalho”, frisa Agápio.

Conforme a diretora do SENAC, ainda no mês de agosto será iniciada nova turma, que poderá agregar estas vagas necessárias para Torres. Para ser Jovem Aprendiz é preciso ter entre 14 e 24 anos incompletos, estar cursando escola regular ou ter concluído o Ensino Médio e ser contratado por uma empresa como Jovem Aprendiz. Os pré-requisitos não se aplicam para pessoas com deficiência, que podem ingressar na Aprendizagem em qualquer idade.

Jovem Aprendiz e estágio não são a mesma coisa. Ambos têm como objetivo inserir pessoas no mercado de trabalho, mas são propostas diferentes. O Aprendiz tem carteira de trabalho assinada, o que garante todos os benefícios, já o estagiário não tem vínculo empregatício. Fazer um ou outro depende do interessado. No site do Senac, constam todas as informações sobre o Programa Jovem Aprendiz.

Ainda durante o encontro, aproveitaram a oportunidade para convidar a diretora Cassiane para o evento promovido pelo SINE em parceria com a Secretaria, do dia da “Ação Jovem”, onde haverá palestras de formação, autoestima e orientação para a inserção de jovens no primeiro emprego e com posterior indicação de vagas de trabalho pelo SINE. Ainda, acompanhou a visita, a coordenadora do SINE de Tramandaí, Cíntia Campos.


Publicado em: Economia






Veja Também





Links Patrocinados