Na semana passada , o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa e a diretora do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau, Helvia Sanae Mano, estiveram cumprindo agendas em Porto Alegre para a programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A campanha anual é internacional e começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A programação é prevista no Calendário Oficial de Eventos do Município de Torres ( Lei nº 5.331, de 06 de janeiro de 2023).
A primeira agenda foi no Núcleo Lotus com a psicóloga e diretora do Núcleo, Nadia K. Bisch, a advogada Paola S. Pinent e a piscóloga Isadora Manfredini para discutir sobre o acolhimento das mulheres vítimas de violência, capacitação dos profissionais da rede de apoio e sobre a violência dentro da comunidade LGBTQIAPN+.
Prosseguindo a agenda, estiveram reunidos com a equipe do Departamento de Políticas para as Mulheres Estadual, para convidá-las para uma atividade no CRM de Torres e criar um cronograma de ações para o período de ativismo. As reuniões proporcionaram contatos importantes com Instituições, Comitê e profissionais que agregarão para as atividades para o ativismo em novembro.
A diretora Helvia lembrou da experiência positiva das ações do ano de 2022 e quer promover novidades para os dias de ativismo, sem desfocar do objetivo. O secretário Fábio da Rosa frisou mais uma vez, a importância do engajamento dos homens na pauta, lembrou da Campanha do Laço Branco, que é uma forma de mostrar que há homens que não compactuam com a violência contra a mulher.