A empresa DTG Tecnologia Ltda e a Prefeitura de Arroio do Sal realizaram, na noite desta terça-feira (25), uma apresentação aberta à comunidade, do projeto Bridgefy de cercamento eletrônico para o município. O evento aconteceu na Sociedade Amigos de Arroio do Sal.
Pelo contrato firmado entre a prefeitura e a DGT Tecnologia, serão instaladas 18 câmeras fixas, 20 câmaras LPR (capaz de capturar imagens de placas veiculares e transformar em dados), 1 central de comando e controle e 16 equipamentos de infraestrutura externa em Arroio do Sal. O valor mensal a ser investido será de aproximadamente R$ 40 mil e o sistema já deverá estar implantado nos próximos meses.
Conforme a municipalidade, Arroio do Sal será o primeiro município do litoral norte gaúcho a ter cercamento eletrônico em 100% dos acessos. A DGT Tecnologia é pioneira em implantar o cercamento eletrônico no país e está presente em mais de 200 cidades do Brasil. A empresa utiliza um software de inteligência artificial, denominado “Bridgefy Safe Away”, com monitoramento em tempo real, sendo que a cobertura de videomonitoramento se dará em todas as entradas e saídas da cidade. O sistema realiza ainda a busca rápida por alvos e aumenta a taxa de recuperação de veículos pela leitura e pesquisa de placas sincronizadas com banco de dados nacionais.
De acordo com o prefeito de Arroio do Sul, Luciano Pinto da Silva, a licitação foi feita ainda no governo anterior. “Entretanto, a concepção de cercamento que deverá atingirá 100% dos acessos de Arroio do Sal foi trabalhada e estabelecida pelo nosso governo, que irá custear o projeto. O sistema atuará de forma espelhada com a Brigada Militar, Polícia Civil e com a Secretaria do Estado de Segurança Pública. O cercamento eletrônico é uma das várias estratégias de segurança pública que a administração municipal implementará nos próximos meses”, disse o prefeito, que concluí: ““Esse é um momento muito importante. Vivemos um sentimento de insegurança no país e queremos dar um salto de qualidade usando inovação tecnológica.