Projeto do Porto de Arroio do Sal foi apresentado durante evento empresarial em Passo Fundo

Na noite de quarta-feira, 10 de julho, o projeto do Porto Meridional de Arroio do Sal foi apresentado no 3º Encontro de Negócios realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Instituto Aliança Empresarial em Passo Fundo.

Maquete eletrônica esboça como ficará projeto do Porto Meridional em Arroio do Sal (por DTA ENGENHARIA/DIVULGAÇÃO)
14 de julho de 2024

Na noite de quarta-feira, 10 de julho, o projeto do Porto Meridional de Arroio do Sal foi apresentado no 3º Encontro de Negócios realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Instituto Aliança Empresarial em Passo Fundo. Com o tema “ O potencial da logística portuária e ferroviária para o desenvolvimento macrorregional”, o evento foi mediado pelo jornalista Rodrigo Lopes (do Grupo RBS) e teve como painelistas o senador Luis Carlos Heinze, o ex-prefeito de Passo Fundo e ex-deputado federal Fernando Carrion e o engenheiro civil João Acácio Gomes de Oliveira, da DTA Engenharia, responsável pelo projeto do porto.

O encontro debateu a ampliação da linha férrea Nova Ferroeste, que tem concentração no Paraná e que se ampliada poderia chegar ao Norte gaúcho e o Porto Meridional de Arroio do Sal, alternativa ao Porto de Rio Grande.

O projeto do Porto Meridional prevê investimentos de até R$6 bilhões nos próximos anos, em um complexo que deve movimentar 53 milhões de toneladas ao ano, volume superior ao Porto de Rio Grande. “A estrutura tem potencial para trazer grandes navios ao Rio Grande do Sul e também impulsionar o mercado turístico. Em termos de comparação, Santa Catarina tem cinco portos marítimos e dos em construção, enquanto o Rio Grande do Sul tem apenas um” defendem os idealizadores do Porto.


Publicado em: Economia






Veja Também





Links Patrocinados