A Secretaria de Turismo através do Projeto Escolas no Parque da Guarita: Educação para a Sustentabilidade apresenta uma proposta educativa voltada para grupos de alunos da rede pública e privada de todos os níveis, idades e cidades, com foco na sensibilização ambiental, quanto ao patrimônio ambiental, histórico-cultural, e turístico. Representados pelo Parque da Guarita em particular e do território do Caminhos dos Cânions do Sul Geoparque Mundial da UNESCO em geral.
O projeto conta com um conjunto de temas e conteúdos pré-definidos, de contexto ambiental, turístico, biológico, geológico, histórico-cultural entre outros, com possibilidades de inclusão e adaptação de necessidades pontuais de temas por demanda dos grupos, desde que estas tenham relação com o tema geral do projeto. O projeto foi ofertado para as redes estaduais de educação do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para as secretarias municipais de educação de Torres e do Passo de Torres e pode ser aderido por redes particulares, não havendo restrição de faixa de idade.
Saiba como irá funcionar:
– As trilhas ofertadas pela Secretaria de Turismo são gratuitas e contam com a participação de guias (turismólogo, oceanólogo e biólogo), mediante prévia inscrição do grupo de alunos;
– Limitado a 20 participantes por trilha;
– Não há restrição de faixa de idade;
– A inscrição coletiva deve ser feita por um responsável da unidade de ensino: diretor, coordenador, supervisor, professor ou outro indicado pela instituição;
– A ficha de inscrição deve ser solicitada pelo mail: trilhasnaguarita@torres.rs.gov.br
– Havendo disponibilidade de data e horário o responsável será comunicado;
– Os horários para grupos escolares são combinados previamente. Preferência para os horários entre 08h e 09h da manhã e 14h e 15h da tarde.
– São 5 opções de trilhas guiadas para as instituições de ensino, conforme a idade, perfil dos alunos e disponibilidade de tempo.