No próximo dia 20 de agosto, uma segunda-feira, vai começar em Torres uma grande atividade anunciada pela prefeitura do município, com o objetivo de espalhar conhecimento pela cidade. Trata-se do projeto “Esqueça um Livro” que consiste em incentivar a leitura esquecendo livros em lugares públicos. “Basta esquecer o livro, escrever um recadinho para que a pessoa que encontrar entenda o projeto e, com essa pequena atitude, espalhar conhecimento” indica o Secretário de Cultura e Esportes, Alexandre Porcatt. A iniciativa replica um movimento mundial que reúne voluntários – sendo ação alusiva a 18ª Feira do Livro de Torres que ocorre entre os dias 9 e 14 de outubro.
“É simples e fácil participar, basta a gente ‘esquecer’ livros nos lugares que escolher. A Secretaria Municipal de Cultura e Esporte convida todos os torrenses a fazerem parte dessa iniciativa”. A recomendação é que os livros sejam deixados em local de movimento como supermercados, padarias, restaurantes, pontos de ônibus, bancos de praças, entre outros. O lugar fica a seu critério, mas não deixe de participar e incentivar. No bilhete, deve constar que o livro seja repassado depois da leitura. Quem encontra, leva para casa e depois esquece também. E o conhecimento se espalha.
“Vai ser muito mais legal ainda, se você, junto com o livro, escrever um bilhetinho bem objetivo, direcionado à pessoa que encontrá-lo, explicando o projeto. Por exemplo, você pode escrever da seguinte forma: Ei, você que achou este livro! Agora ele é seu e espero que goste! Esta iniciativa faz parte de um projeto de incentivo à leitura e compartilhamento de conhecimento. Depois de terminada a leitura, o processo começa de novo”, explica o secretário Porcatt.
No dia 20 de agosto, a administração municipal convida a tirar uma foto dos livros ‘esquecidos’, marcando na Fanpage da Prefeitura de Torres: facebook.com/prefeituradetorres