O projeto Fetag-RS em Conexão chegou no litoral norte gaúcho, em Torres e Dom Pedro de Alcântara, nos dias 12 e 13 de novembro. A ação desenvolvida pela Fetag-RS em parceria com a Regional Sindical Litoral e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, Dom Pedro de Alcântara e Arroio do Sal, tem como objetivo conhecer a realidade da agricultura familiar no estado, ouvindo agricultores em relação às suas necessidades e anseios.
As 10 propriedades visitadas durante os dois dias trouxeram um misto de emoção, diversidade e trabalho coletivo. Foi possível visualizar in loco a força das famílias em propriedades com média de 10 hectares e com sustentabilidade ambiental, social e financeira.
As famílias visitadas pelo projeto trabalham com a produção de banana, maracujá, tomate, tabaco, goiaba, pitaya, além de propriedades com produção orgânica, quintais produtivos, agroindústria familiar, turismo rural, Plantas Não-Convencionais – PANCs e exemplos de cooperativismo para comercialização. Atividades produtivas que demandam muita mão de obra e sensibilidade para análise de planta em planta para poder entregar um produto de qualidade para o público consumidor.
Na noite do primeiro dia, as entidades da região estiveram reunidas para debater sobre a realidade da agricultura familiar e criar estratégias de desenvolvimento para o setor. Ainda, no final da atividade, a Regional Sindical Regional realizou reunião para identificar os espaços de atuação do movimento sindical frente às necessidades identificadas.
“O litoral gaúcho vai muito além de praias, é um celeiro de diversidade de produção, de inovação e de empreendedorismo. O meio rural é um lugar de desenvolvimento, de cuidado com a natureza e de gente feliz”, concluí a matéria da FETAG RS.
Projeto Fetag-RS em Conexão esteve em Torres e Dom Pedro de Alcântara
“O litoral gaúcho vai muito além de praias, é um celeiro de diversidade de produção, de inovação e de empreendedorismo. O meio rural é um lugar de desenvolvimento, de cuidado com a natureza e de gente feliz”, afirma a matéria da FETAG RS.
20 de novembro de 2024
Publicado em:
Política