Projeto Geoparque Cânions do Sul realizou em Torres a 1ª Mostra Educativa e Cultural

No prédio do Parque da Guarita (foto) foram expostos 34 trabalhos envolvendo alunos de escolas dos sete municípios que fazem parte do território do Geoparque

11 de novembro de 2019

Estudantes e educadores dos setes municípios que fazem parte do território do Projeto Geoparque Cânions do Sul se encontraram em Torres nesta quarta-feira, 06 de novembro, para participarem da 1ª Mostra Educativa e Cultural do Geoparque. Durante todo o dia, foram expostos 34 trabalhos envolvendo alunos de escolas desde a Educação Infantil até o Ensino Técnico, dos municípios de Torres, Mampituba e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul, em Santa Catarina. O evento foi realizado no Parque Estadual da Guarita, importante geossítio do território.

De acordo com o coordenador do Eixo de Educação do Projeto Geoparque, professor Fabiano Souza, a Mostra foi planejada desde o ano passado para envolver os estudantes em trabalhos sobre a cultura da região, educação ambiental e geociências. “Além dos trabalhos expostos, um dos principais objetivos da Mostra também é promover a integração dos estudantes dos sete municípios, fazendo com que as pessoas do território se conheçam e que os alunos possam conhecer a realidade de outras escolas e outras cidades”, afirma Fabiano.

Caminhada rumo ao reconhecimento da Unesco

Na abertura da Mostra, o prefeito de Torres, Carlos Souza, representando os demais prefeitos do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, ressaltou o empenho de todos os envolvidos nesta caminhada rumo ao reconhecimento do território como um Geoparque Mundial da Unesco. O prefeito parabenizou os professores por fazerem a diferença no Projeto e lembrou também sobre as grandes oportunidades de trabalho e renda que serão geradas com o aumento do turismo na região, oportunizando um futuro melhor para todas as crianças e jovens que hoje estão engajados pelo Geoparque.

O projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul  é um esforço de toda comunidade local  de implementar os princípios propostos pela UNESCO no território formado por 7 municípios  – marcados pelos maiores Cânions da America do Sul – que guardam importantes elementos do patrimônio geológico que contam a história da Terra e da evolução da vida na Terra. O território engloba os Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, APA Rota do Sol, Parques Estaduais de Taínhas, Itapeva e Guarita

 

 

*Com Assessoria Projeto Geoparque Cânions do Sul


Publicado em: Turismo






Veja Também





Links Patrocinados