A prefeitura de Torres – através da Secretaria de Educação, em parceria com a equipe Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul – realizou no dia 03 de abril mais uma ação do ‘Projeto Geoparque vai nas Escolas’, desta vez na Escola São Judas.
A promoção do turismo, biodiversidade, paisagem, geodiversidade, infraestrutura turística e o envolvimento da comunidade foram algumas das pautas abordadas junto aos participantes, para contribuir no processo de reconhecimento do Geoparque Cânions do Sul. “ A proposta do Projeto é abranger todas as escolas do Município com estratégias de ensino importantes para a formação de estudantes de diferentes níveis de ensino tais como oficinas, palestras, saídas de campo, em parceria com o Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul” ressalta a comunicação da Prefeitura de Torres.
Sobre o Geoparque Cânions do Sul
O projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é uma estratégia que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável sociocultural, ambiental e econômico da região. Recentemente, foi alcançado o reconhecimento deste território como um Geoparque Mundial da UNESCO.
Situado na região Sul do Brasil, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o território do Geoparque integra 7 municípios, sendo 4 do estado de Santa Catarina: Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande; e 3 do Rio Grande do Sul: Torres, Mampituba e Cambará do Sul, totalizando uma área de 2.830 km² e uma população de pouco mais de 73.500 habitantes.
Importantes elementos do patrimônio geológico da região já estão protegidos em Unidades de Conservação existentes no território com especial destaque para os cânions localizados nos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, como Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado e Índios Coroados; os campos de dunas do Parque Estadual de Itapeva; e a Ilha dos Lobos no Refúgio da Vida Silvestre Ilha dos Lobos.