‘Projeto Impacto Zero’ em Torres: Buscando um repensar dos hábitos de consumo

Convidados do Projeto Praia Limpa Torres - como a Digital Influencer Nina Schneider - são fotografados juntamente com o equivalente a uma semana dos resíduos secos consumidos no seu dia-a-dia (FOTOS: Mar Pedro Abreu)

19 de maio de 2021

Relatório recente da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública) revela que 59,5% (118.631 toneladas) do lixo produzido diariamente no país acaba em aterros sanitários; outros 23% (45.830 toneladas) vão para aterros controlados e 17,5% (34.850 toneladas) se destinam aos lixões – os quais deveriam ser extintos em 2021, de acordo com a Política Nacional de Resíduos. Estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mostra que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo: são 11.355.220 toneladas. Entretanto, apenas 1,28% destina-se para a reciclagem.

A partir desta realidade, o Projeto Praia Limpa Torres instituiu seu  ‘Projeto Impacto Zero’ que tem o objetivo de nos fazer repensar (e reduzir) nossos hábitos de consumo. Esta ação ocorre através da experiência de convidados especiais, que devem juntar o equivalente a uma semana dos resíduos secos (embalagens, garrafas pet, etc) consumidos em seu dia-a-dia, para depois terem sua experiência ‘impacto zero’ registrada em foto – realizadas pelo Fotógrafo Mar Pedro Abreu (@marpedro), juntamente  com um depoimento relatando a situação.

Anúncio 1

A primeira convidada foi a Digital Influencer Nina Schneider, que relatou que a experiência foi incrível, por ter sido um momento de transformação. “Não temos noção da quantidade de resíduos que produzimos. Foi uma experiência valiosa por estar conscientizando a mim e toda minha família também”

O local escolhido para realização das fotos  foi o Morro das Furnas em Torres. “A produção das fotos é fruto de uma valiosa parceria com o Fotógrafo @marpedro –  que topou o desafio por ter uma relação com o meio ambiente, pois tem como foco ‘a paixão em retratar à natureza e toda sua exuberância'”, ressalta Alexis Sanson, idealizador do projeto Praia Limpa, destacando que novos convidados deverão dar sequência para este projeto de conscientização.

Anúncio Slider Meio

 

Ficha Técnica Impacto Zero da convidada @ninaschneideroficial:

Total Resíduos coletados: 4.530 gramas perfazendo um total de 153 itens (embalagens) sendo 41,83% plásticos, 27,45% papéis, 14,37% isopor, 12,41% alumínio e 3,92% vidro. #projetoimpactozero

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados