Relatório recente da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública) revela que 59,5% (118.631 toneladas) do lixo produzido diariamente no país acaba em aterros sanitários; outros 23% (45.830 toneladas) vão para aterros controlados e 17,5% (34.850 toneladas) se destinam aos lixões – os quais deveriam ser extintos em 2021, de acordo com a Política Nacional de Resíduos. Estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mostra que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo: são 11.355.220 toneladas. Entretanto, apenas 1,28% destina-se para a reciclagem.
A partir desta realidade, o Projeto Praia Limpa Torres instituiu seu ‘Projeto Impacto Zero’ que tem o objetivo de nos fazer repensar (e reduzir) nossos hábitos de consumo. Esta ação ocorre através da experiência de convidados especiais, que devem juntar o equivalente a uma semana dos resíduos secos (embalagens, garrafas pet, etc) consumidos em seu dia-a-dia, para depois terem sua experiência ‘impacto zero’ registrada em foto – realizadas pelo Fotógrafo Mar Pedro Abreu (@marpedro), juntamente com um depoimento relatando a situação.
A primeira convidada foi a Digital Influencer Nina Schneider, que relatou que a experiência foi incrível, por ter sido um momento de transformação. “Não temos noção da quantidade de resíduos que produzimos. Foi uma experiência valiosa por estar conscientizando a mim e toda minha família também”
O local escolhido para realização das fotos foi o Morro das Furnas em Torres. “A produção das fotos é fruto de uma valiosa parceria com o Fotógrafo @marpedro – que topou o desafio por ter uma relação com o meio ambiente, pois tem como foco ‘a paixão em retratar à natureza e toda sua exuberância'”, ressalta Alexis Sanson, idealizador do projeto Praia Limpa, destacando que novos convidados deverão dar sequência para este projeto de conscientização.
Ficha Técnica Impacto Zero da convidada @ninaschneideroficial:
Total Resíduos coletados: 4.530 gramas perfazendo um total de 153 itens (embalagens) sendo 41,83% plásticos, 27,45% papéis, 14,37% isopor, 12,41% alumínio e 3,92% vidro. #projetoimpactozero