Relatório recente da ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública) revela que 59,5% (118.631 toneladas) do lixo produzido diariamente no país acaba em aterros sanitários; outros 23% (45.830 toneladas) vão para aterros controlados e 17,5% (34.850 toneladas) se destinam aos lixões – os quais deveriam ser extintos em 2021, de acordo com a Política Nacional de Resíduos. Estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), mostra que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo: são 11.355.220 toneladas. Entretanto, apenas 1,28% destina-se para a reciclagem.
A partir desta realidade, o Projeto Praia Limpa Torres dá continuidade ao seu ‘Projeto Impacto Zero’ que tem o objetivo de nos fazer repensar (e reduzir) nossos hábitos de consumo. Esta ação ocorre através da experiência de convidados especiais, que devem juntar o equivalente a uma semana dos resíduos secos (embalagens, garrafas pet, etc) consumidos em seu dia-a-dia, para depois terem sua experiência ‘impacto zero’ registrada em foto – realizadas pelo Fotógrafo Mar Pedro Abreu (@marpedro_– @marpedrofotografia), juntamente com um depoimento relatando a situação.
Em outubro, o convidado foi o jovem surfista Pedro Sommer (@pedrosommerg) – de 10 anos de idade, realizando a experiência Impacto Zero no mês alusivo ao Dia das Crianças. O jovem Pedro disse que se surpreendeu com a quantidade de embalagens que coletou em uma semana, e também disse que “nem sempre consome tantas balas”, que acabou sendo “presenteado pela passagem do Dia das Crianças !! (risos)” – O local escolhido para registro foi a Praia dos Molhes, a preferida do Pedro para surfar, com um nascer do Sol espetacular.
Ficha Técnica – Projeto Impacto Zero do convidado Pedro Sommer:
Total Resíduos coletados: 0,800 gramas perfazendo um total de 76 itens coletados – sendo 71,05% plásticos, 23,68% papéis, 3,94% isopor e 1,31% metal. ➡ Nosso agradecimento a Família Sommer pela atenção, participação e dedicação