Projeto Pinípedes do Sul realizou monitoramento da Ilha dos Lobos

Na ocasião, a equipe também acompanhou a visita do Técnico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA/RS)

Ilha dos Lobos (Foto: Arquivo A FOLHA)
23 de abril de 2018

 

Como parte das atividades de projeto executado pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) e patrocinado pela PETROBRAS por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a equipe do Projeto Pinípedes do Sul participou, nos dias 15 e 16 de março, da Reunião do Conselho Consultivo do REVIS (Refúgio da Vida Silvestre) da Ilha dos Lobos, na cidade de Torres (RS). Na ocasião, a equipe também realizou a saída de monitoramento do Refúgio, realizada mensalmente no âmbito do Projeto Pinípedes do Sul.

A reunião do Conselho Consultivo teve como objetivo discutir a elaboração do Plano de Gestão da Unidade de Conservação e suas áreas adjacentes, com foco na conservação dos Pinípedes, principalmente Leões Marinhos (Otaria flavescens) e Lobos Marinhos (Arctocephalus australis), animais que utilizam a Ilha dos Lobos como refúgio para descanso e alimentação durante suas jornadas migratórias.

No monitoramento do REVIS da Ilha dos Lobos, foi observado um Leão Marinho adulto descansando no interior da ilha. Além do censo dos Pinípedes, também são registradas as diferentes atividades que possam estar sendo realizadas dentro ou no entorno da ilha, assim como a presença de outros mamíferos e aves marinhas.  Registrou-se nesta ocasião a presença das seguintes espécies: Gaivotão (Larus dominicanus) Vira pedras (Arenaria interpres) e o Trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus).

Também como parte das atividades continuadas do projeto, foi realizada na última terça-feira (20/03) a saída de monitoramento quinzenal do REVIS do Molhe Leste, localizado na cidade de São José do Norte (RS).

Esse REVIS é um local de grande importância para a preservação de leões e lobos marinhos no estado. Neste dia, foram observados 82 Leões marinhos, sendo 76 indivíduos adultos e 2 indivíduos subadultos. Também registrou-se a presença de 19 botos-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) e diferentes espécies de aves, como a Garça moura (Ardea cocoi), a Garça branca pequena (Egretta thula) e o Gaivotão (Larus dominicanus). Na ocasião, a equipe também acompanhou a visita do Técnico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA/RS) e da técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José do Norte para fins de vistoria do REVIS do Molhe Leste.

 

 

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados