Projeto Prevenir da APAE de Passo de Torres conquista o 1º lugar entre programas de prevenção de deficiências

Outra passagem importante para a Apae no ano foi a aprovação, por unanimidade, pelos vereadores da lei do Agosto Laranja, sancionada pelo prefeito

21 de novembro de 2018

Com mais de 50 ações realizadas e alcançando cerca de 2.500 pessoas de forma direta, o Projeto Prevenir 2018 da APAE de Passo de Torres foi escolhido como o melhor programa de prevenção de deficiências entre as APAEs da Região Sul de Santa Catarina. Agora a entidade representará a região na eliminatória estadual da Federação das Apaes de Santa Catarina.
A APAE estima ter atingido mais de 5 mil pessoas, pois em muitas atividades não foi possível determinar o público alcançado, como nos painéis informativos permanentes colocados em frente à Câmara de Vereadores, no Posto de Saúde, na Praça dos Pescadores e em vitrines do comércio. A coordenadora do Projeto Prevenir, psicóloga Neusa Oriques, destaca que houve um aumento de 150% no total das ações realizadas se comparado a 2017. Ela ressalta que a conquista do primeiro lugar foi mérito do empenho da equipe da Apae, das parcerias firmadas, da variedade, inovação e criatividade das atividades realizadas, bem como dos bons resultados alcançados.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70% das deficiências poderiam ser evitadas com informação e pequenos cuidados. E o projeto proporcionou à comunidade informações que podem evitar ou minimizar o impacto das deficiências nas pessoas. As ações ocorreram por meio de parcerias com a Prefeitura de Passo de Torres e as Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, além do apoio de membros e instituições da comunidade, como profissionais da saúde, escolas, órgãos públicos, lojistas, entre outros.
Durante o ano foram realizadas palestras, rodas de conversa, passeata temática, um concurso de paródia, redação e poesia em parceria com a Prefeitura; entrevista em rádio, matérias em jornais, vídeos na internet, distribuição de folder informativo, postagens no Facebook, participação em eventos culturais, colocação de placas informativas em locais públicos e cartazes em vitrines, pintura de um outdoor e ainda a utilização de materiais de divulgação, como camisetas, laços cor de laranja da conscientização, entre outras ações.
Uma conquista importante para a Apae foi a aprovação, por unanimidade, pelos vereadores da lei do Agosto Laranja, sancionada pelo prefeito. Assim, a partir de agora a prevenção de deficiência é um programa oficial do município.


Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados