Promotora de Justiça debate direitos das pessoas idosas em Arroio do Sal

governo municipal recebeu a visita da 2ª promotora de Justiça da Comarca de Torres, Dinamárcia Maciel de Oliveira, durante reunião realizada na Secretaria de Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social.

22 de setembro de 2025

Os direitos das pessoas idosas foi tema debatido em Arroio do Sal nesta sexta-feira (19). O governo municipal recebeu a visita da 2ª promotora de Justiça da Comarca de Torres, Dinamárcia Maciel de Oliveira, durante reunião realizada na Secretaria de Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social. O encontro reuniu membros do Conselho Municipal de Idosos de Arroio do Sal, representantes da rede municipal e entidades locais mobilizadas neste assunto.

A promotora esteve no município para informar sobre o funcionamento da promotoria voltado ao Estatuto do Idoso (aspectos coletivos e individuais) e também sobre as atribuições dos conselhos quanto à proteção deste grupo, como as vistorias locais. Entre os assuntos tratados estiveram o combate aos maus-tratos, violações de direitos e abandono, além de estratégias para promover acolhimento às pessoas idosas.

Anúncio 1

 

Orientações sobre ILPIs

Anúncio Slider Meio

Outro tema importante esclarecido pela promotora foram as orientações sobre as ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), já que o município possui duas em funcionamento atualmente. “A Secretaria da Cidadania, por meio da equipe de Média Complexidade do município, propôs a vinda da promotora para conversar com o conselho e trazer mais informações, principalmente sobre as ILPIs”, afirmou a secretária Gilseia de Oliveira.

A promotora Dinamárcia apontou a importância de investir em ações em prol das pessoas idosas através da união do Conselho Municipal com entidades locais. “A comunidade de Arroio do Sal é muito forte. Os conselhos e associações podem se unir para promover atividades e ações que garantam a dignidade e o bem-estar dos idosos, apoiando a prefeitura. Além da questão da legalidade da pessoa idosa, trabalhamos com um olhar de humanidade e carinho”, enfatizou a promotora.

Ainda durante o encontro, o prefeito Luciano Pinto propôs que Dinamárcia retornasse a Arroio do Sal para palestrar para todos os conselhos e associações. “Existem muitos desafios no cuidado com as pessoas idosas, mas também muitas possibilidades de avançarmos quando unimos forças. A presença da promotora aqui reforça a importância de trabalharmos juntos para proteger direitos e valorizar nossos idosos”, afirmou o prefeito. (FONTE – Ascom PMAS)

 

Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?

CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp

 

 

Anúncio Slider Final
Anúncio Slider Final

Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados