Promovida ação referente a Educação das Relações Étnico Raciais em escolas de Torres

Durante todo o ano as escolas desenvolveram atividades em torno dessa temática e o CERER programou uma roda de conversa com os alunos dos Prés e 1ºs anos das escolas de educação infantil e ensino fundamental do município, com Luís Gustavo LG de Oliveira, autor do livro *Flora A Menina do Cabelo de Mola”, título trabalhado com as crianças previamente.

25 de novembro de 2021

Iniciou na última terça-feira, 23 de novembro, a Integração Literária Afro Brasileira nas escolas municipais de Torres, ação promovida pela Prefeitura de Torres, através do Centro de Educação das Relações Étnico Raciais (Cerer) da Secretaria de Educação (SME).

Durante todo o ano as escolas desenvolveram atividades em torno dessa temática e o CERER programou uma roda de conversa com os alunos dos Prés e 1ºs anos das escolas de educação infantil e ensino fundamental do município, com Luís Gustavo LG de Oliveira, autor do livro *Flora A Menina do Cabelo de Mola”, título trabalhado com as crianças previamente.

A integração vai até o dia 26 e objetiva promover a construção de uma sociedade antirracista; celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra; estimular a reflexão a respeito da igualdade racial e o respeito às diferenças; entre outros. de forma a levantar questões fundamentais a respeito da importância dos negros na construção da história do povo brasileiro. Ou seja, para que uma mudança de pensamento aconteça, de fato, é preciso estimular o respeito pelas diferenças desde muito cedo.

O Centro de Educação das Relações Étnico Raciais (Cerer) foi instituído em março deste ano, visando atender a legislação vigente que promulgou a Lei nº 11.645/2008, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

 


Publicado em: Educação






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