Com o propósito de proteger nossas crianças e adolescentes de crimes sexuais, foi realizado, em Torres, na quarta-feira passada (2 de junho), evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio. Provido pelo Conselho Tutelar de Torres, e as Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a da Educação, foi apresentada uma capacitação para o público através de palestra ministrada pelo dr. Júlio Almeida, promotor aposentado e advogado.
Obedecendo o distanciamento social, grande público prestigiou a palestra que ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Santa Luzia com o tema abordando a Violência sexual e o Direito à Prevenção. Nos trabalhos foi destacado o lema de que Esquecer é Permitir e Lembrar é Combater!
Como encaminhamento desta iniciativa, outros encontros de capacitação deverão ocorrer e o que é mais importante, a Secretaria Municipal de Educação vai promover eventos com os estudantes com o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes sobre quando devem procurar ajuda. Torres registra um número expressivo de casos desta natureza, de acordo com o Conselho Tutelar.
Participaram do evento o secretário da Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa, também representando o prefeito em exercício, Fábio Amoretti; a secretária de Educação, Sílvia Teixeira Pereira; representando a Câmara Municipal, o vereador Rafael Silveira; a representante da Delegacia de Torres, Letícia da Costa Gonçalves, integrantes do Conselho Tutelar e técnicos da Assistência Social e da Educação.