Publicado edital de chamamento público autorizando construção e exploração do porto de Arroio do Sal

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou na edição desta segunda-feira (24) do Diário Oficial da União o edital para construção e exploração do chamado “Porto Meridional”, em Arroio do Sal

Projeção parcial de como ficaria complexo portuário (Croqui / DTA Engenharia Portuária e Ambiental)
25 de julho de 2023

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou na edição desta segunda-feira (24) do Diário Oficial da União o edital para construção e exploração do chamado “Porto Meridional”, em Arroio do Sal, no Litoral Norte gaúcho. Conforme o documento emitido pela autarquia, as empresas interessadas têm 30 dias para enviar suas propostas.

O projeto inicial do porto contempla um terminal de uso particular com capacidade para 40 mil toneladas, bem como um calado inicial com 17 metros de profundidade, que permitirá o ingresso de embarcações de grande porte, como cruzeiros marítimos. A estimativa é de um investimento de R$ 6 bilhões, por meio da iniciativa privada.

A obra tem valor previsto de R$ 6 bilhões. Segundo informou o Pioneiro (GZH), os recursos para a execução da obra poderão ser captados por meio de cinco fontes. São elas: equity (capital de investidores), estruturação de dívidas, fundos de investimentos, fomento via BNDES e Fundo da Marinha Mercante (FMM). Foi o que destacou o engenheiro João Acácio Gomes de Oliveira Neto, presidente da DTA Engenharia, envolvida no empreendimento do porto. Ele explica que essas cinco fontes são possibilidades que podem atuar em conjunto ou individualmente.

Entusiasta do projeto do porto em Arroio do Sal, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) enalteceu a publicação do edital: “A Antaq cumpriu promessa feita no início do mês. Isso representa um passo importante em direção ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul”. Ainda conforme o parlamentar, o futuro porto transformará a realidade da região, proporcionando benefícios comerciais e turísticos.

O assunto motivou encontro virtual, na semana passada, entre Heinze e o deputado estadual Issur Koch, também do PP e que preside na Assembleia Legislativa uma Frente Parlamentar sobre o tema. Ele ressaltou, na ocasião: “Essa obra é fundamental para o Estado e o País. Temos boas informações para compartilhar com todos aqueles que entendem o futuro porto como ferramenta importante na logística do setor e para criação de novas oportunidades aos gaúchos”.

 

Prefeito de Arroio do Sal comemora liberação da Antaq

O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), comemora a notícia sobre o edital que autoriza a construção e exploração do Porto Meridional, em Arroio do Sal. Para Bolão, o avanço significativo que veio com a liberação da Antaq, reforça o comprometimento da Administração de Arroio do Sal com o projeto. “Sempre acreditamos nisso e estávamos confiantes que a obra iria acontecer”, destaca Bolão e observa: “mas, com precaução e sabendo dos prazos legais dos órgãos públicos que precisam ser respeitados.”

O prefeito destaca que, desde o começo, o diálogo foi estreitado com os empresários interessados na construção, além de ouvir a comunidade. “A construção do Porto vai fomentar a economia local, proporcionando, também, recursos para investir em Arroio do Sal, sem deixar de lado o viés turístico”, destaca. Flávio reforça que o objetivo principal da Administração é o turismo. O Porto, reforça o prefeito: “vem para alavancar ainda mais o desenvolvimento turístico do município e região. Vai ser uma obra extraordinária para a economia do Rio Grande do Sul e de todo o Litoral Norte.”

Bolão reitera que o avanço no projeto se dá a muitos braços. “Foram muitas pessoas envolvidas que acreditaram assim como nós, aqui de Arroio do Sal”, inicia e finaliza: “gostaria de agradecer o apoio de todos que participaram de alguma forma, seja acreditando ou buscando soluções, assim como todos os empresários, políticos, entre eles o senador Luis Carlos Heinze que acompanha de perto as negociações e a idoneidade da DTA Engenharia que está frente ao projeto do Porto Meridional.”

 

 

 


Publicado em: Economia






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