Queda em indicadores criminais e aumento nos salvamentos no balanço da Operação Verão RS 2023/24

Aumento de efetivo policial, guarda-vidas, serviços e ações integradas foram realizadas proporcionadas pelo governo do RS durante a alta temporada

31 de março de 2024

 

Após implementar novidades para a edição através da abordagem por eixos temáticos, o governo do RS comemora os resultados obtidos na temporada 2023/24 do serviço prestado pela administração estadual aos diversos balneários do território gaúcho. Encerrada oficialmente no dia 15 de março, a queda expressiva em uma série de indicadores criminais nas praias gaúchas é considerada destaque pela administração pública do RS. Representantes de quase 40 órgãos do governo do Estado estiveram presentes em todo o litoral do Rio Grande do Sul, além de águas internas e balneários, durante os três meses do veraneio.

 

Roubos quase pela metade

O indicador de roubos a estabelecimentos comerciais apresentou redução de 65%, e o de roubo a pedestres registrou queda de 42% – mesmo número da diminuição de roubos de veículos. Nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foi observada queda de 32%. O crime de estelionato apresentou uma redução de 26%, e os indicadores de roubos a residência diminuíram 24%. Foram realizadas ainda operações relacionadas a furto de fios e cabos, bem como de desmanche.

Coordenador executivo da operação, o vice-governador Gabriel Souza destaca que essa é a maior iniciativa do governo estadual, realizada de maneira transversal. “Reunimos diferentes secretarias e setores da gestão para que cada um levasse seus principais serviços para as praias de norte a sul. O objetivo foi otimizar nossas entregas e dar respostas mais eficientes para as principais demandas da população nessas regiões”, explica.

 

Aumento de 18,3% nos salvamentos

  Além da eficiência no trabalho da Segurança, as ações foram divididas em cinco eixos temáticos: Segurança Pública, Bem-Estar Social, Desenvolvimento Econômico, Mobilidade e Comunicação.

Destaques entre várias atividades elencadas nesta edição do trabalho público, feito de forma sazonal na temporada de verão 2023/24 são: realização de 879 salvamentos (aumento de 18,3% em relação ao total da edição anterior), repasse de R$ 3 milhões (a mais) para os programas SAMU 192, e para os nove hospitais do Litoral Norte e Sul; programa Rede Praia Acessível com o Banho Assistido em Cadeira Anfíbia, com 608 atendimentos, em 76 municípios.

Rede Praia Acessível com o Banho Assistido em Cadeira Anfíbia realizou 608 atendimentos – Foto: Gustavo Mansur/Secom Estado do RS


Publicado em: Sem categoria






Veja Também





Links Patrocinados