Rara tartaruga-gigante encontrada morta na orla do Passo de Torres

Na manhã de segunda-feira (23/09) espécime de Tartaruga-De-Couro com mais de 300kg foi analisada por equipe da Secretaria do Meio Ambiente do Passo de Torres (foto)

24 de setembro de 2019

09) a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Passo de Torres (SEMMA) recebeu imagens de um encalhe de uma  Tartaruga-de-couro – (Dermochelys coriacea) – também conhecida como tartaruga-gigante – encontrada morta na orla do município.

A equipe do Meio Ambiente se deslocou até o local para analisar o estado do animal e coletar dados iniciais para encaminhamento a núcleos de pesquisa. O corpo do animal estava em processo de decomposição, não sendo possível diagnosticar a causa da morte. O animal adulto media 1,5 m (carapaça (casco) de comprimento e aproximadamente 300kg.

Essa espécie encontra-se classificada como CRITICAMENTE EM PERIGO nas listas vermelhas da União Internacional para a Conservação da Natureza (The World Conservation Union – INCU) – e está entre os animais que encontram-se ameaçados de extinção do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

 

Curiosidades da espécie tartaruga-de-couro

 

– O peso de uma tartaruga desta espécie fica em torno de 700 quilos.

– Sua alimentação é baseada em medusas e águas-vivas.

– Apresenta crânio bem forte, garras de tamanho reduzido e cabeça parcialmente retrátil.

– Em alto-mar, conseguem se deslocar a uma velocidade média de 30 km/h.

– Estas tartarugas vivem, em média, de 200 a 300 anos.

– É a maior entre todas as espécies de tartarugas.

– A maior tartaruga-de-couro encontrada até hoje era um animal macho que pesava 916 quilos.

– O lixo presente nos oceanos, principalmente plásticos, tem ocasionado muitas mortes destas tartarugas. Estes animais acabam comendo plásticos e outros resíduos sólidos e morrendo.

 

FONTE: Semma Passo de Torres


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados