No dia 5 de julho de 2023, membros da equipe do Projeto “Como virar Torres para o mar? e do Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS) avistaram um lobo-marinho-antártico, Arctocephalus gazella, no Revis da Ilha dos Lobos. Essa espécie possui colônias reprodutivas ao sul e ao norte da Convergência Antártica e tem registros esporádicos para a costa do RS desde a década de 1990.
A pesquisadora Larissa Oliveira (Unisinos/Gemars) acredita que seja o primeiro registro documentado da espécie na Ilha dos Lobos. “O lobo-marinho-antártico difere da espécie sul-americana por ter uma pelagem mais clara marcadamente em duas camadas, nadadeiras peitorais mais longas e um focinho mais curto”.
Os pesquisadores acreditam que ocorrência dessa espécie, bem como de outras da região Antártica, poderia estar associada a fenômenos oceanográficos como El Niño ou até mesmo com as mudanças climáticas globais. “O monitoramento dessas ocorrências é essencial para se chegar a uma conclusão a esse respeito”, concluí o texto postado pela comunicação do ICMBio Revis Ilha dos Lobos, nas redes sociais.