A Conferência Municipal de Assistência Social de Torres, realizada nesta terça-feira 24 de junho, contou com a participação de 170 pessoas, entre usuários, trabalhadores, gestores e representantes da sociedade civil. O evento teve como objetivo apresentar as deliberações da última conferência (2023), debater os eixos estratégicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e eleger os delegados que representarão o município na etapa estadual.
A abertura do evento aconteceu com a presença do prefeito Delci Dimer, do procurador-geral do município, Régis Souza, da secretária de Assistência Social, Michele Brocca, secretária de Educação Rosa Lummertz e com o presidente da Câmara de Vereadores, Igor Beretta. Se deu início com a palestra “20 anos do SUAS: construção, proteção e resistência”, destacando a evolução histórica do sistema e seus desafios atuais, ministrada pela assistente social Elisete Ribeiro Lopes, representante da FAMURS.
Em seguida, a palestra “Panorama da Assistência Social em Torres”, ministrada pela assistente social Vanessa Benedet de Almeida e pela diretora administrativa Marivania Rodrigues de Oliveira, que apresentaram as ações desenvolvidas pela gestão municipal.
Além das discussões, a Conferência também contou com momentos culturais, que trouxeram leveza e integração ao encontro. O público prestigiou a apresentação do coral da Aldeia Indígena Nhu Porã, que emocionou a todos com suas músicas tradicionais. Também houve apresentação musical com José Fagner Lentz e uma atividade física coletiva conduzida pelo educador físico Ronan Desconsi, proporcionando aos participantes um momento de descontração, cuidado com o bem-estar e integração.
As propostas aprovadas na conferência serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional, reforçando o compromisso de Torres com uma Assistência Social fortalecida e participativa.
Os participantes se dividiram em grupos para discutir os seguintes eixos temáticos:
– Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades.
– Aperfeiçoamento do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional.
– Integração de benefícios e serviços: Fortalecimento da proteção social e inclusão.
– Gestão democrática e comunicação: Participação social e transparência.
– Sustentabilidade financeira: Equidade no cofinanciamento.
Também foram eleitos os representantes de Torres para a Conferência Estadual de Assistência Social:
Delegados da Sociedade Civil:
Titular: Nilton Policena
Suplente: Marta Teresinha Moraes Costa
Delegados Governamentais:
Titular: Marivania Rodrigues de Oliveira
Suplente: Renata Corrêa Job