No último sábado, 15 de fevereiro, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, em parceria com a Guarda Municipal, realizou a segunda etapa de fiscalização para retirada de carros e quadriciclos da faixa de areia das Praias do Sul. A ação, determinada pelo Ministério Público, visa coibir o tráfego irregular de veículos sobre as dunas, áreas de preservação ambiental que têm sofrido degradação devido às infrações recorrentes.
A iniciativa partiu de denúncias de moradores e veranistas sobre o avanço de quadriciclos nas dunas, ecossistemas frágeis essenciais para o equilíbrio costeiro. Além dos danos ambientais, a circulação de veículos na região representava riscos à segurança dos banhistas, especialmente durante o verão, quando as praias estão mais movimentadas. O secretário Douglas Gomes, destacou que a prática irregular acelera a erosão e compromete a biodiversidade local.
Durante a operação, os agentes abordaram condutores, orientaram sobre a legislação ambiental e orientavam medidas administrativas para garantir o cumprimento da lei (que proíbe veículos na faixa de areia de Torres). A fiscalização concentrou-se em pontos críticos onde o tráfego de veículos era mais intenso, assegurando a preservação do local e a segurança pública.
”A prefeitura reforça o compromisso com políticas de sustentabilidade e alerta que novas operações serão realizadas ao longo do verão. A população pode colaborar denunciando irregularidades através dos canais oficiais, contribuindo para a proteção do patrimônio natural de Torres”, destaca a comunicação da municipalidade.