No último dia 23 de outubro, foi realizada a entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, na Modalidade Doação Simultânea. A entrega ocorreu na Aldeia Nhu Porã e beneficiou 36 famílias assistidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).
O PAA Indígena é uma inovação do Programa de Aquisição de Alimentos que busca garantir a alimentação de famílias indígenas em maior situação de insegurança alimentar. Os alimentos serão, preferencialmente, adquiridos diretamente da produção de agricultores indígenas e distribuídos, prioritariamente, por meio de equipamentos públicos e sociais localizados em seus próprios territórios. A iniciativa é um acordo entre o governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A “cesta verde” é composta por produtos adquiridos diretamente dos oito agricultores familiares cadastrados na proposta, tais como: alface, aipim, banana, batata doce, tomate, tempero verde, repolho, rúcula, pão e bolo caseiros. Nesta entrega, foram adquiridos 562 kg de alimentos, gerando uma renda de R$ 4.612,51 aos agricultores familiares.
O recurso é formalizado através do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural – SDR. Este Programa possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
“A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca entra em contato com os agricultores familiares e informa sobre a chamada pública de acesso ao Programa. O Centro de Referência da Assistência Social é quem seleciona as famílias em situação de vulnerabilidade, a partir de critérios estabelecidos”. (FONTE – Prefeitura de Torres)







