No dia 16 de janeiro, aconteceu a primeira reunião de 2025 do Conselho do Plano Diretor de Torres, com a participação do prefeito Delci Dimer no encontro. A reunião reuniu representantes das mais diversas entidades da sociedade civil e do poder público.
Durante o encontro, foi realizada a eleição da nova presidência do Conselho. A advogada Juliana Cainelli de Almeida, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi escolhida para assumir o cargo de presidente, enquanto Dani dos Santos Chavier, representante da União das Associações de Moradores de Torres (UAMTOR), foi eleito secretário-geral do Conselho.
Após anos de debates e audiências públicas, a lei 128/2024 consolidou o novo Plano Diretor de Torres no começo de 2024. Englobando muita discussão e debate com diferentes segmentos da sociedade, foi Foi considerado um marco histórico devido ao Plano Diretor anterior estar desde 1995 sem uma revisão. A lei, aprovada pela Câmara em agosto de 2024, pode se acessada aqui
Sobre o Conselho do Plano Diretor
O Conselho do Plano Diretor de Torres é composto por 16 entidades, sendo 11 delas de caráter não governamental e 5 de representantes do governo municipal. Dentre as entidades não governamentais estão: ACTOR, ASENART, CREA, IAB, CRECI, REDE TORRES, UAMTOR, OAB, SINDUSCON-RS, ROTARY e ULBRA. Já os representantes do poder público incluem a Secretaria de Planejamento e Participação Cidadã, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a Secretaria de Turismo e o Gabinete do Prefeito.
A presença e a atuação do Conselho do Plano Diretor são fundamentais para o desenvolvimento urbano e a organização da cidade, objetivando promover um ambiente de discussão e construção de políticas públicas que envolvem a população e os diversos setores da sociedade.
“A reunião (do dia 16 de janeiro) reafirmou o compromisso do município em seguir avançando de maneira democrática e participativa na implementação do Plano Diretor, que é uma ferramenta essencial para o crescimento sustentável e ordenado de Torres”, afirma a comunicação da Prefeitura, que concluí: “ A gestão do prefeito Delci e das entidades presentes no conselho reiteraram a importância da colaboração mútua entre o setor público e a sociedade civil para o desenvolvimento de um município mais justo e planejado”.