Na tarde da última quinta-feira, 29 de junho, foi realizada reunião para realinhar as combinações referentes às estratégicas em saúde voltadas à população da Aldeia Nhu Porã, localizada no bairro Campo Bonito, reunindo índios guaranis. Para os encaminhamentos, reuniram-se na Secretaria Municipal de Saúde, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da Coordenadoria Regional de Saúde, membros da prefeitura, da liderança indígena e a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena.
Entre as pautas debatidas, foi discutido o plano de aplicação de recursos para a saúde indígena, a diminuição da insegurança alimentar, o acompanhamento da qualificação do espaço de convivência na Aldeia e a construção de banheiros coletivos.
Da Secretaria Municipal de Saúde, participaram a secretária da pasta, Suzana Cristina Machado e membros da Secretaria, Raicilane Barbosa de Jesus Santana e Josiane Moraes de Matos. Da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos estava presente Juciane Pereira. Representando os indígenas estava Mario Lopes. Pela Secretaria Estadual de Saúde estava Guilherme Souza Muller. Pela Coordenadoria Regional de Saúde estava Mauricio Garcia dos Santos. E representando a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena, Marina Moraes.
Qualidade da água na aldeia indígena em conformidade com legislação
A Vigilância em Saúde informa que na Aldeia Indígena Nhu Porã, localizada no Campo Bonito, em Torres, a água está em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação vigente. Os parâmetros analisados, incluindo turbidez, coliformes totais, pH, cloro e cor, atendem às diretrizes da portaria de Consolidação nº 5/2017, alterada pela portaria GM/MS nº 888, de 04/05/2021.