No último sábado (dia 25 de novembro), ocorreu em Torres a segunda edição do projeto de integração entre duas EJAs – um encontro entre a EJA do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul da capital Porto Alegre/RS e a EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental Justino Alberto Tietboehl de Torres/RS.
Ano passado, por meio dos professores Leonardo Gedeon da EJA Tietboehl e Daniela Cesa da EJA CAP/UFRGS foi elaborada uma proposta pedagógica visando o intercâmbio e integração entre as EJAs, uma troca de vivências e conhecimentos através de trilhas culturais enfatizando a preservação do meio
ambiente e a valorização dos bens históricos. E assim nasceu uma parceria entre as EJAS – Irmãs, em que os estudantes de Porto Alegre visitam Torres e após os estudantes de Torres visitam a Capital Riograndense.
Primeiramente, neste processo de aproximação, houve uma troca de correspondências entre as turmas de EJAs, relatando um pouco das suas realidades e experiências, seus objetivos e as razões pelas quais retornaram aos estudos. Na sequência, o momento tão esperado, o encontro com os colegas, as partilhas e conversas e um lanche compartilhado, uma verdadeira comunhão de pessoas que consolidam seus sonhos fundamentados no reconhecimento da relevância da educação pública como vetor de transformações e mudanças significativas.
Trilha cultural e ambiental
Neste ano, houve o percorrimento de uma trilha interpretativa no Parque José Lutzenberger com a presença do artista, ambientalista e poeta Paulo França “Preserve Torres” e em seguida o lanche compartilhado com momentos de curtição e banho de mar na Praia da Guarita. No decorrer da programação, os estudantes passaram pela Bicentenária Igreja São Domingos e o Centro Histórico Torrense.

Chegando na Praia dos Molhes, observou-se o Monumento ao Surfista, o Chalé Memorial do Surf e uma caminhada até o farolete da barra dos molhes do rio Mampituba. Aproveitando a tarde aprazível , contemplando as nuances do rio e da orla, a atividade pesqueira e as aves, o caminho se estendeu até a Ponte Pênsil.
“Com certeza, alguns estudantes e professores menos cansados da caminhada, foram passear no município vizinho de Passo de Torres/SC. Na travessia da ponte, observou-se a Serra Geral e um lindo pôr do sol. O grupo conheceu o Monumento aos Pescadores e a Praça Central. Depois de muitas fotografias, momentos memoráveis e boas conversas e risadas, o povo de EJA se despediu com a plena vontade e convicção que exemplos de boas práticas na Educação devem ser propagadas”, relata o professor Leonardo Gedeon.

Neste sábado dia 06 de dezembro a EJA Tietboehl irá para a viagem cultural em Porto Alegre, será a primeira saída pedagógica fora dos limites do município de Torres. Todos estão felizes e motivados por sentirem forte pertencimento e identidade com a modalidade EJA e na busca incessante pelo conhecimento e amor pela cultura.
A importante função do EJA
EJA é a sigla para designar a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, também se discute no escopo da EJA como Educação de Jovens, Adultos e Idosos, já que existe uma procura grande por estudantes acima dos 60 anos.
Esta modalidade de ensino é de fundamental relevância na erradicação do analfabetismo, promoção de oportunidades profissionais e inserção das camadas populares no mercado de trabalho e no ensino superior.
Quer acompanhar as notícias do jornal A FOLHA Torres no seu celular?
CLIQUE AQUI e acesse nosso grupo no Whatsapp






