Reflexão sobre bacias hidrográficas foi tema de oficina para membros do Comitê Mampituba

Ministrada pelo Diretor da DRHS/SEMA, Paulo Paim, evento também trouxe novidades de metodologia a serem implantadas primeiramente no Mampituba

30 de junho de 2019

 

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba realizou uma Oficina de Capacitação e atualização para seus membros e entidades representantes, a qual foi ministrada pelo Diretor da Divisão de Recursos Hídricos – DRHS/SEMA, Paulo Paim. Entre os temas abordados, destacou-se a Legislação dos Recursos Hídricos Estadual, Atribuições dos Comitês e seus membros, a importância da Representação e Representatividade e o estado da arte atual do Plano de Bacia.

 

Nova Metodologia

 

Uma nova metodologia de trabalho – utilizada pela DRH para construir junto aos Comitês locais os Planos de Gestão de Bacia Hidrográfica – foi apresentada pelas técnicas da entidade gaúcha de gestão dos recursos hídricos . E esta nova metodologia, inclusive, será implantada em Torres e região na Bacia do Rio Mampituba como Plano Piloto – para que, a seguir, sirva de método padrão para outros planos de outras bacias hidrográficas do estado (que ainda não possuem este trabalho técnico).

Também aqui em Torres, na oficina de capacitação, um exercício de reflexão foi executado em um sistema de dinâmica de Grupo para que os membros do comitê – que são de áreas e formações acadêmicas diversas – refletissem sobre os conceitos que fundamentam as bacias hidrográficas, como a do Rio Mampituba. Conceitos para mostrar as grandes diferenças entre o consumo de água e o uso de água, ou para mostrar os fundamentos necessários para a existência de uma bacia hidrográfica foram alguns dos temas abordados na oficina.

 

Sobre o Comitê Mampituba

 

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba é formado por representantes públicos e privados de entidades da sociedade organizada referentes a cidades que fazem parte da Bacia do rio (que engloba área do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina). Os comitês de bacia trabalham em todo o Brasil à luz da legislação e competência da Agência Nacional de Águas (ANA), seguindo também a gestão das leis estaduais dos órgãos das federações (como o DRH/SEMA do RS para o Mampituba).

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba – o chamado MAMPI – integra o Sistema Estadual de Recursos Hídricos e é composto por vinte membros que representam cada setor dos usuários da água e da população. E é dirigido atualmente  no biênio  2017-2019 pelo Presidente  Alexandre de Almeida;  tem como vice – presidente  José Antônio Dambros, e o secretário executivo é  Christian Linck da Luz.

De dois em dois meses o grupo se reúne em Torres para deliberar, debater e até votar processos que envolvem o rio, sua proteção e sua presença no ambito do desenvolvimento econômico e social locais.


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados