O litoral de Torres já é bastante conhecido pela presença de lobos e leões-marinhos que visitam a nossa costa quando saem de suas colônias reprodutivas (na Argentina e Uruguai) em busca de alimento e descanso. Durante a estadia deles aqui (em especial na Ilha dos Lobos) é comum que os animais saiam da água para descansar e recuperar energias para depois seguirem seu caminho. Apesar de ser um fato corriqueiro e até esperado no comportamento desses animais, quando uma situação dessas acontece as pessoas que os veem na areia tendem a ficar preocupadas e a pensar que podem estar doentes ou necessitando de alimento. Contudo, qualquer tentativa de ajuda ou de interação acabam somente por estressá-los, prejudicando o seu descanso.
No intuito de atuar em situações como essas, o Refúgio de Vida Silvestre Ilha dos Lobos (REVIS Ilha dos Lobos) instituiu no segundo semestre deste ano o seu Programa de Voluntariado. O programa visa capacitar alunos do ensino médio do município de Torres para que saibam atuar em casos de aparecimento de lobos e leões-marinhos na praia, auxiliem no monitoramento, além do importante papel de orientar a população acerca desses animais.
Aprendizado para ser difundido
A primeira equipe de voluntários que foi capacitada é formada por cinco estudantes da Escola de Educação Básica São Domingos (Foto). Esses voluntários aprenderam noções básicas de legislação ambiental, como identificar as diferentes espécies de pinípedes (foca, leão-marinho, lobo-marinho), também aprenderam a fazer a observação e contagem dos lobos e leões-marinhos presentes na ilha a partir do ponto de observação do Revis no Farol de Torres. Além disso, o programa conta com simulação prática, onde os voluntários aprendem a fazer o isolamento da área com segurança para as pessoas e os animais. Todas as atividades são realizadas sob orientação do bolsista da unidade, Biólogo Martin Sucunza e da chefe do REVIS Ilha dos Lobos, Veterinária Aline Kellermann com um termo de consentimento dos pais. De acordo com Aline, o programa visa ampliar o monitoramento dos pinípedes na região, e contribuir com um maior conhecimento sobre estas espécies entre os estudantes.
Esta é a primeira edição, mas estão previstas novas turmas para o programa no ano que vem, ampliando para outras escolas. Aline lembra ainda, que desde o ano passado o Revis Ilha dos Lobos também vem fazendo a marcação destes animais que aparecem na praia. O ICMBio pede para que a pessoa entrem em contato caso encontrem um animal na praia, através do telefone 3664 4874, ou pela página no facebook/revisilhadoslobos.