Região de Torres se prepara para receber evento internacional da Rede de Geoparques da UNESCO

A 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe - prevista para novembro - representa um importante marco para o território, reunindo autoridades, pesquisadores e técnicos de diferentes áreas dos geoparques para refletir sobre pautas como geoconservação, turismo, educação e desenvolvimento econômico sustentável.

FOTO - Trilha do Rio do Boi - um dos pontos de destaque no território do Geoparque Cânions do Sul
7 de julho de 2024

O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul e instituições parceiras estão trabalhando juntos na organização da 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe (RedGeoLaC), que acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro. A região será sede deste grande evento que faz parte do calendário de comemorações dos 20 anos da Rede Mundial de Geoparques da UNESCO (Global Geoparks Network – GGN).

A Conferência representa um importante marco para o território, reunindo autoridades, pesquisadores e técnicos de diferentes áreas dos geoparques para refletir sobre pautas como geoconservação, turismo, educação e desenvolvimento econômico sustentável. Nesta sexta-feira, 5 de julho, aconteceu mais uma reunião da comissão organizadora, que está elaborando a programação e trabalhando nos detalhes do evento. Estão previstas atividades em todos os municípios do Geoparque, que é formado por Cambará do Sul, Mampituba e Torres (no Rio Grande do Sul), Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande (em Santa Catarina).

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Econômico do Geoparque e secretária da RedGeoLaC, Edinéia Pallu, o evento está sendo construído de forma coletiva, com a contribuição de representantes de renomadas instituições, entre elas o Sebrae, a Ulbra Torres e diversas universidades através do Comitê Educativo e Científico do Geoparque. A Conferência conta com apoio das secretarias estaduais de Turismo do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além da Embratur.

Cachoeira da Cortina, em Timbé do Sul (SC) – uma das muitas opções de trilha no território do Geoparque Cânions do Sul

 

Prazo para submissão de trabalhos para conferência prorrogado

 

A programação apresentará atrações como palestras, painéis temáticos, feira comercial, mostra de trabalhos científicos, atividades educativas e visitas técnicas a geossítios. O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado até o dia 5 de agosto.

O Geoparque, junto com o Sebrae, também está desenvolvendo uma série de ações estratégicas de qualificação do trade turístico com foco na preparação para o evento, envolvendo os empreendimentos que participam da Georrota Cânions do Sul.

Para o diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano, a Conferência será um momento especial para a região, levando também os habitantes a conhecerem mais sobre os Geoparques Mundiais da UNESCO. “Teremos a oportunidade de apresentar as potencialidades do nosso território, a riqueza da geodiversidade, o trabalho que tem sido feito ao longo dos últimos anos, mas também de apresentar a região para o Brasil e para o mundo. Temos um grande potencial para desenvolvimento do geoturismo e muito a ganhar compartilhando experiências com outros Geoparques”, destaca Floriano.

Mais informações sobre a Conferência estão disponíveis no site: conferenciageolac.com

paisagens geológicas de Torres, como as do Parque da Guarita, integram Geoparque (Foto por Guile Rocha)

FONTE: Priscila Ventura / Ascom Geoparque Cânions do Sul


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados