INTERNACIONAIS
– No encontro de chanceleres do G20, o ministro Mauro Vieira defendeu mudanças em organismos multilaterais e disse que a ONU está paralisada.
– Lula e Blinken conversaram sobre paz em Gaza e eleições na Venezuela, diz embaixada; Embaixada dos EUA divulgou relato sobre o encontro do presidente com o secretário americano. Segundo apuração da GloboNews, Blinken se opôs à declaração de Lula que comparou mortes em Gaza ao Holocausto.
– Israek Katz, o ministro de Relações Exteriores de Israel, pediu para que Lula ouça o depoimento de uma brasileira cujo companheiro foi assassinado pelo grupo terrorista Hamas; Governo brasileiro avalia expulsão de embaixador de Israel após atrito diplomático
– – Daniel Alves comparece ao Tribunal na Espanha e ouve sentença de quatro anos e meio por crime de agressão sexual contra uma mulher. Contra ele pesou as diversas versões que deu ao mal-feito, a última delas de que estaria alcoolizado.
NACIONAIS
– Bolsonaro será ouvido hoje pela PF sobre Plano de Golpe, mas deverá permanecer calado. Falará, talvez, no pronunciamento que fará na Manifestação em S.Paulo no próximo dia 25.
-Passam de 30 os mortos numa operação policial contra o crime organizado na região de Santos, em São Paulo.
– De uma só vez, governador paulista Tarcísio movimenta 34 coronéis da PM de SP, incluindo integrantes do alto comando
– Brigadistas combatem incêndios em áreas indígenas em Roraima.
– Renato Cariani usava nomes de crianças para fraudar compra de hormônio de crescimento, aponta investigação da PF
– Autoridades da saúde mobilizaram estudantes para eliminar focos de mosquito da dengue.
– RJ decreta epidemia de dengue; número de casos é 20 vezes maior que o esperado na capital e na Baixada.
– Empresários e líderes políticos se manifestam contra REONERAÇÃO da folha.
TORRES E REGIÃO
– Vereador Moisés Trisch assume presidência do Partido dos Trabalhadores de Torres: Em Reunião extraordinária dia 20 de fevereiro, o Diretório Municipal do PT de Torres realizou a recomposição do diretório, em virtude do falecimento do atual Presidente Ivam Brocca.
CAPAS DOS GRANDES JORNAIS DO CENTRO E SUL DO PAÍS.
*O GLOBO- Blinken afirma a Lula a divergência dos Estados Unidos na comparação entre Gaza e Holocausto
*O Estado de SP- Tarcísio rebaixa coronéis e crise se instaura na PM de SP.
*Folha de SP- Secretário dos Estados Unidos diz a Lula que não há genocídio em Gaza
*ZH- Governo enviará projeto sobre reoneração da folha ao Congresso
*Jornal do Comércio POA – Governo Leite encaminha reajuste de 3,62% do salário do magistério à Assembleia
O Assunto g1: RACISMO – QUANDO O AGREDIDO É TRATADO COMO AGRESSOR
O motoboy Everton Goandete da Silva foi ferido de raspão por um homem no último sábado em Porto Alegre (RS). No meio da confusão, a polícia foi chamada e, ao chegar, deteve Everton, um homem negro de 40 anos – a alegação é que ele estava agressivo e desacatou os policiais. O agressor, um homem branco de 72 anos, também foi levado à delegacia e, depois, foi liberado. Para Everton, o fato de ter sido detido tem outro motivo: racismo. Para entender as condições que permitem que casos como este ocorram, Natuza Nery conversa com Luiz Augusto Campos, professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ.