Resumão de notícias do dia – Nacionais/ internacionais (10 de janeiro)

Destaques de hoje no BOM DIA TORRES da CULTURAL FM - 10 janeiro de 2024

Imagem: Pixabay
10 de janeiro de 2024

www.culturalfm.online

 

– O chefe da maior facção criminosa do Equador fugiu da cadeia e traficantes de drogas impuseram o terror no país. O presidente declara estado de exceção para controlar a onda de violência. Mesmo com o exército nas ruas, bandidos sequestraram policiais, promoveram atos de vandalismo e invadiram o estúdio da TV pública durante uma transmissão ao vivo.

– Presidente mais jovem do Equador, Daniel Noboa enfrenta 1ª crise. País tem correria nas ruas, lojas fechadas e notícias falsas em dia de terror

– A Coreia do Sul proibiu produção e comércio da carne de cachorro.

– 2023 foi o ano mais quente já registrado nos últimos 100 mil anos, diz observatório europeu. Relatório foi divulgado pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia nesta terça. Segundo órgão, calor é resultado do aumento dos gases do efeito estufa e do El Niño.

– Marta Suplicy volta para o PT e será vice na chapa de Boulos.

– Lula comunica aos Ministros do Supremo indicação de Lewandovski para o Ministério da Justiça.

– O governo federal anunciou a presença permanente das Forças Armadas e da Polícia Federal na terra indígena Yanomami.

– Hoje sai Edital do “ENEM” dos concursos federais: quase 7.000 vagas.

– Número de empresas em recuperação judicial triplica no Rio Grande do Sul.

– Em Torres já se fala em eleições e plataformas de candidatos.

– O líder de megaigreja internacional acusado de torturar e estuprar fiéis. Reportagem investigativa da BBC revelou evidências de abusos e tortura generalizados por TB Joshua, fundador de uma das maiores igrejas evangélicas cristãs do mundo.

– Homem picado por aranha venenosa enquanto dormia terá dedo amputado e denuncia negligência médica. Wilker Guimarães, de 31 anos, procurou as unidades de saúde em Praia Grande (SP) por três vezes. Nas duas primeiras, não recebeu o soro antiaracnídico, apesar da desconfiança médica e mesmo após ter encontrado os aracnídeos em casa.

– Paes diz que bandidos cobram taxa de R$ 500 mil para ‘liberar’ obras do Parque Piedade, onde ficava a Gama Filho, no Rio; Segundo o prefeito do Rio, criminosos ameaçaram empreiteira de paralisar obras caso não recebam o pagamento. ‘Obviamente não vamos aceitar’, diz.

– 38 militares são punidos internamente após furto de metralhadoras em quartel de SP; prazo para conclusão de inquérito é prorrogado pela Justiça Militar. Punições são administrativas e nem todos têm relação direta com o crime. Seis militares podem responder por furto, peculato, receptação e extravio e dois civis são investigados por receptação. Justiça Militar da União autorizou adiamento da conclusão de IPM até 17 de janeiro.

– Perda de massa muscular: por que o melhor investimento para o futuro é começar a fazer uma reserva de músculos já. É fato: todo mundo, ao envelhecer, vai perder músculos. Veja os impactos para a saúde, incluindo o sistema imunológico, e quais atividades são indicadas para ter ganho de massa.

 

Capas dos grandes jornais do centro do país, POA e Torres

– O GLOBO- Sob caos de violência, Equador decreta conflito armado interno

– O Estado de SP – Marta deixa Prefeitura, troca de time e aceita ser vice de Boulos

– Folha de SP- Marta aceita ser vice de Boulos na Prefeitura de São Paulo

– ZH – Agência europeia confirma 2023 como o ano mais quente da história

– Jornal do Comércio POA – Número de empresas em recuperação judicial triplica no Rio Grande do Sul. Número de pedidos de falência dobrou em 2023

AGENCIA BRASIL – Médicos e doentes fogem de Hospitais em Gsza devido a bombardeios de Israel

A FOLHA – Na eleição 2024 para prefeito em Torres, os partidos e os políticos podem aproveitar e buscar no diagnóstico local a forma de montar suas plataformas de governo para que baseiem suas promessas eleitorais.

 

O Assunto g1 – Redes sociais: a regulação urgente

A cerimônia para celebrar a democracia no dia em que os atos golpistas completaram 1 ano foi também usada para cobrar a regulamentação das redes sociais. O presidente Lula e o ministro do STF Alexandre de Moraes sinalizaram a necessidade de regular plataformas, hoje solo fértil para o espalhamento de fake news e de desinformação.


Publicado em: Sem categoria






Veja Também





Links Patrocinados