Resumão das Notícias do dia
– Anunciado o Prêmios Nobel da PAZ – Narges Mohamadi, engenheira iraniana, defensora dos direitos da mulheres e contra pena de morte em seu país
-Anunciado Nobel de Literatura – Jon Fosse, escritor norueguês, cuja obra inclui ficção, poesia, ensaios, mais de 40 peças teatrais e títulos infantis. “Jon Fosse tem muito em comum com seu grande precursor na literatura norueguesa de Nynorsk, Tarjei Vesaas. Fosse combina fortes laços locais, tanto linguísticos como geográficos, com técnicas artísticas modernistas”, diz a Academia. Companhia das Letras publicou “É a Ales”, que apresenta uma reflexão de amor e a perda a partir das memórias de Signe, uma mulher que espera seu marido, desaparecido depois de sair de barco em um fiorde. “Melancolia” também já foi publicado no Brasil.
– O assassinato de três médicos assusta um país inteiro. Os ortopedistas participariam de um congresso no Rio e foram vítimas de mais de 30 tiros, em meio minuto, num quiosque da praia da Barra. A principal linha de investigação é que um deles tenha sido confundido com um miliciano. Um quarto médico, também baleado, segue internado num hospital. PF vai acompanhar investigação. Um dos médicos que morreram era irmão da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). ‘Hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais’, diz Dino. Áudio é pista da polícia para linha de investigação que aponta traficantes como autores de ataque a médicos, por engano.
– Na Bahia, outra chacina deixou seis mortos em Jequié, a cidade mais violenta do país.
-Os chefes dos Três Poderes lembraram os 35 anos da promulgação da Constituição.
– O Planeta Terra tem o mês de setembro mais quente da história. A estiagem severa mudou a paisagem de um dos destinos turísticos mais procurados do norte do país.
– O ambientalista e filósofo Aílton Krenak fez história de novo e se tornou o primeiro indígena a ser eleito para a academia brasileira de letras. Círio de Nazaré reúne 2 milhões de fiéis em Belem.
– Oktoberfest Blumenau é suspensa após previsão de enchentes. Abertura da festa mais alemã das Américas aconteceu na quarta-feira. Em novo alerta, Defesa Civil alerta para mais temporais, inundações e até 200 milímetros de chuva em Santa Catarina.
– Senado autoriza governo a não cumprir o piso da saúde. Projeto de lei foi aprovado pelos senadores com 63 votos favoráveis e dois contrários. Proposta segue para sanção presidencial.
– ‘Vai lavar o meu uniforme’, ‘eu traí ele’: os relatos sobre os motivos da separação em mutirão de divórcio; Após o auge da pandemia, os casamentos voltaram a crescer no Brasil, mas o número de divórcios está batendo recorde. É o maior em dez anos – pelo menos 386 mil.
– O curioso plano do governo britânico para que ninguém mais consiga comprar cigarros/ A medida visa garantir que as crianças e adolescentes de hoje não possam comprar cigarros no futuro.
Capas dos grandes jornais do centro/sul do país
– O GLOBO –Polícia vê mortes por engano em execução de médicos em praia na Barra
– O Estado de SP – Campo impõe teto a juro de crédito rotativo.Banos criticam medida. Projeto sobre regras do Desenrola inclui limite
– Folha de SP – Atiradores matam 3 médicos no Rio. Polícia investiga engano.
– ZH – Busca por trabalhador temporário no RS ganha impulso em outubro. Fecomércio indica que 71% dos estabelecimentos varejistas terão reforço no quadro funcional .
O Assunto g1 dia – Médicos executados – o crime bárbaro no Rio
30 segundos, mais de 30 tiros. Uma execução a queima roupa durante a madrugada. As vítimas: três médicos, além de um sobrevivente que ficou ferido, que estavam em um quiosque à beira-mar. O grupo estava na cidade para participar de um congresso e foi assassinado na orla da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, reduto de milícias. Investigadores apontam que o grupo foi morto por traficantes por engano – uma das vítimas teria sido confundida com um miliciano jurado de morte.