Resumão das Notícias do dia
-A Procuradoria-Geral da República pediu a condenação dos primeiros 40 acusados de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro; as penas podem chegar a 30 anos de prisão.
– O Banco Central começou a testar o Drex, a moeda digital brasileira.
– A população que se declara indígena quase dobrou em 12 anos. O IBGE divulgou que o Brasil tem 1,7 milhão de indígenas.
– O Programa Desenrola Brasil já limpou 4,8 milhões de nomes em três semanas. Hoje, cerca de 50 imigrantes entraram numa barca flutuante, que funcionará como asilo no Reino Unido.
– O Ministro da Justiça, Flávio Dino, informou à CPI dos Atos Golpistas que é “impossível” enviar, sem autorização da Justiça, as imagens internas gravadas no Palácio da Justiça em 8 de janeiro.
– Um dos fugitivos mais perigosos da Itália foi encontrado na Grécia. A Atriz Aracy Balabanian morreu aos 83 anos e será velada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro
– Por que a Suécia desistiu da educação 100% digital e gastará milhões de euros para voltar aos livros impressos?
– Entre os mais ricos do mundo, país vinha, desde a década de 1990, adotando uma estratégia massiva de informatizar os materiais didáticos e as aulas.
– Resultados em provas de leitura e conselhos de órgãos de saúde fizeram novo governo mudar a postura.
– Governadores do Nordeste reagem a fala de Zema sobre consórcio Sul-Sudeste: ‘Lampejo separatista’
– Em entrevista ao jornal ‘O Estado de S.Paulo’, o governador de Minas Gerais afirma que a união dos sete estados das regiões Sul e Sudeste tem como objetivo ter vantagem em votações na Câmara, uma vez que representam ‘56% dos brasileiros’.
– Lula sanciona lei que autoriza ozonioterapia, alvo de polêmica durante a pandemia. Procedimento só poderá ser realizado por profissionais inscritos em conselhos de fiscalização e com equipamentos regularizados pela Anvisa. Academia Nacional de Medicina havia pedido veto.
– Zoom agora pede a funcionários que voltem aos escritórios: Empresa disse acreditar que uma ‘abordagem híbrida estruturada’ é mais eficaz.
– Aracy Balabanian, a eterna Dona Armênia e a icônica Cassandra, morre no Rio aos 83 anos = Aracy estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, na Zona Sul do Rio. Ela estava fazendo um tratamento contra um câncer de pulmão desde o fim do ano passado.
– Ajudantes de ordens de Bolsonaro deixaram mais de 17 mil e-mails acessíveis na Lixeira; material está com a CPI – Um desses e-mails é o da servidora que responde a Mauro Cid sobre pedido de venda de relógio da marca Rolex.
– Roxinha e perigosa: conheça o acônito, planta venenosa que pode matar um humano em 20 minutos (O Fantástico visitou um dos locais mais exóticos da Inglaterra, o Poison Garden, que abriga algumas das plantas mais venenosas do planeta).
– Marido de mulher que denunciou Falcão diz que ‘não é porque tem dinheiro e poder que pode fazer o que quer’. Funcionária de apart hotel disse ao g1 ter ligado para o marido logo após o ex-jogador ter deixado a recepção. Em uma rede social, Falcão negou a importunação sexual e anunciou a demissão do Santos FC.
Um racha no Brasil: conflitos regionais e discurso de ódio
Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) sugeriu uma aliança entre estados do Sul e do Sudeste para buscar “protagonismo econômico e político” em relação ao resto do país, em especial Norte e Nordeste. A fala foi mal-recebida, e gerou respostas de atores dos mais diversos espectros políticos – mas ganhou apoio de setores radicais da sociedade nas redes sociais. Para analisar as causas do discurso divisionista e as consequências políticas da fala do mineiro, Natuza Nery conversa com Victoria Abel, repórter do jornal O Globo, em Brasília, e Fernando Luiz Abrucio, cientista político professor da FGV-SP (O Assunto g1)