Resumão das Notícias do dia
– O Supremo Tribunal Federal condenou à prisão os três primeiros réus da tentativa de golpe de estado em janeiro; as penas vão de 14 a 16 anos. O placar dificultará recursos para revisão das penas.
– Moraes e Mendonça batem boca sobre atuação do Ministério da Justiça no dia 8 de janeiro. Discussão ocorreu durante o julgamento no STF. Mendonça afirmou que Força Nacional poderia ter sido acionada para evitar ataques. Moraes lembrou que cabia à PM do DF agir, e disse que Força Nacional não poderia atuar sem demanda do governo do DF
-Passaram de 11 mil as mortes confirmadas em consequência das inundações na Líbia.
-No RS o novo ciclone já passou mas fica o rastro das perdas humanas (48) e patrimoniais, com prejuízos na ordem de 3 bilhões de reais, um terço na área rural onde milhares de animais morreram. Pouco se fala em responsabilidades apesar dos órgãos técnicos dizerem que havia, sim, previsão de fortes chuvas.
– Em Porto Alegre o Guaíba sobe e alarga ilhas. Na famosa enchente de 1941 chegou a mais de dois metros no Mercado Municipal.
– Nipah: como age o vírus que fez Índia fechar escolas e escritórios; Duas pessoas morreram em Kerala, Estado do sul da Índia; mortalidade do vírus chega a 70%.
– Shein entra em programa da Receita para isenção de imposto de importação em compras de até US$ 50; Certificação da empresa foi publicada em edição do Diário Oficial da União nesta quinta-feira (14). O ICMS passa a ser de 17% para todo o país.
– Mulher faz ‘quiz’ com bandido e escapa de golpe do PIX pelo WhatsApp. Ad Andrade, administradora financeira, contou que desconfiou do pedido do golpista, que se passava por seu filho, e fez uma pergunta pessoal que o bandido não soube responder.
– Em relatório sobre óvnis, Nasa diz não haver evidências de origem extraterrestre nesses fenômenos. Documento define um protocolo com regras de como deve ser feita a coleta de dados a fim de avançar na compreensão científica sobre o tema. Segundo a agência, a falta de informações confiáveis é um dos principais desafios.
– DIREITO TRABALHISTA: Juiz condena Uber a pagar R$ 1 bi e contratar todos os motoristas. Para o juiz do Trabalho, a Uber ‘omite-se em estabelecer um mínimo de segurança financeira e de saúde’ aos motoristas