Resumão de notícias – nacional/ internacional (11 de outubro)

Destaques de hoje no BOM DIA TORRES na CULTURAL FM,  11 de outubro de 2023 

11 de outubro de 2023

 

www.culturalfm.online

 

Resumão das Notícias do dia

–  O Itamaraty confirmou que  Hamas matou dois cidadãos brasileiros e uma terceira está desaparecida. Avião da FAB com 211 brasileiros resgatados em Israel pousa em Brasília. Outros cinco voos devem repatriar brasileiros nos próximos dias.

– Israel intensificou os ataques em Gaza mas sofre ataques ao norte reclamados pelo Hamas. O número de mortos chega a quase dois mil.

– O presidente americano Joe Biden prometeu mais ajuda militar a Israel. EUA e Rússia temem expansão da guerra no Oriente Médio. Irã diz que apoia o Hamas mas que não teve participação na ofensiva do grupo sábado passado sobre Israel. China age com cautela diante da escalada do conflito Hamas x Israel.

– Cai a popularidade de Netanyahu, cuja saída do governo é proposta pelo principal jornal de Israel e alguns parlamentares que o responsabilizam pela crise atual.

– Cresce a viabilidade da criação do Estado Palestino defendida pela ONU, Brasil e vários países.

– Exército de Israel não confirma informação de que Hamas teria decapitado bebês, diz agência turca.

– A polícia do Rio retomou a área de lazer usada por traficantes pra treinamento de guerrilha.

– O Censo do Ensino Superior mostrou que 40% das vagas nas universidades públicas estão ociosas.

– TSE inicia julgamento de três ações contra Bolsonaro e Braga Netto. Congresso se posiciona a favor de Israel, mas silencia sobre Faixa de Gaza.

– Hamas x Israel: ataques a civis e bloqueio de comida são proibidos pela ONU desde 1977 e considerados crimes de guerra. ONU emitiu nota alertando que o bloqueio coloca em perigo a vida de civis e que é proibido. E classificou a situação do conflito como ‘barril de pólvora’. Atitude é considerada crime de guerra e pode levar Israel ao Tribunal Penal Internacional.

– Israel diz ter encontrado 1.500 corpos de integrantes do Hamas; número não inclui 1.770 mortos já confirmados. Israel afirmou ter reestabelecido o controle da fronteira com a Faixa de Gaza nesta terça-feira (10) – mas novos bombardeios foram registrados

– Comissão da Câmara aprova projeto para proibir casamento entre pessoas do mesmo sexo. Texto propõe alteração no Código Civil a fim de impedir união civil homoafetiva. Governistas criticaram a proposta. Projeto ainda terá de ser analisado por outras comissões.

– ‘Lista suja’ do trabalho escravo tem a maior atualização da história, com 204 novos nomes. Relação atualizada semestralmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego agora conta com 473 pessoas físicas (patrões) e jurídicas (empresas).

– Quem é o influenciador com 10,5 milhões de seguidores investigado por aplicar golpes com rifas de carros de luxo. Bruno Lima é suspeito de participar de esquema de lavagem de dinheiro por meio de jogos de azar. Operação deflagrada na segunda (9) apreendeu 14 veículos, celulares e eletrônicos.

 

Capas dos grandes jornais do centro do país

O GLOBO – Brasil traz 1º. Voo com brasileiros de Israel e busca saídas para os que estão em Gaza. FAB resgatará 900 até sábado. Fuga do território palestino enfrenta bloqueio na fronteira.

O Estado de SP – Israel retoma o sul mas sofre ataques do Hezbollah no norte. Fronteiras do Líbano e Síria são novo foco de preocupação

Folha de SP – Série “Caminhos Proibidos” expõe danos sociais e econômicos do contrabando. Em três episódios mostra os desafios da fiscalização das fronteiras

ZH – Itamaraty confirma a morte de dois brasileiros durante ataque a Israel. Levantamento do IBGE mostra que indústria gaúcha avançou 4,3% em agosto

 

 

O Assunto g1 –  A vida em Gaza durante a guerra

Imediatamente depois de o Hamas cometer os atentados terroristas contra a população de Israel no último sábado, forças israelenses responderam com ataques à Faixa de Gaza. O território de 365 km² abriga 2 milhões de pessoas e tem um dos maiores adensamentos populacionais do mundo. A região, comandada pelo Hamas, é alvo de embargos de Israel. E desde segunda-feira está sob o que o premiê israelense chama de “cerco completo”: há cortes de luz, de água e até de comida. Para entender a situação da região que lida há anos com uma grave questão humanitária,

O Assunto reuniu o depoimento de dois palestinos que vivem as consequências diretas da guerra entre Hamas e Israel. Hasan Rabee mora em São Paulo e foi até Gaza visitar a mãe. Abud Zaki viveu no Brasil por 9 anos e resolveu voltar a Gaza em junho do ano passado. Além deles, Julia Duailibi conversa com Adriana Carranca, jornalista brasileira que esteve em Gaza em 2010.


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados