Resumão de notícias – nacional/ internacional (16 de novembro)

Destaques de hoje no BOM DIA TORRES na CULTURAL FM - 16 de novembro 2023

16 de novembro de 2023

 

www.culturalfm.online

 

NOTÍCIAS  DO DIA

– Encontro Biden/Xi Jin Ping alivia tensão entre os dois gigantes. Em reunião com Biden, Xi Jinping diz que ‘o planeta é grande o suficiente’ para os EUA e a China. Presidentes realizam encontro na Califórnia nesta quarta (15). Presidente americano disse que os dois devem ‘garantir que a competição nunca se torne um conflito’. Assuntos como meio ambiente e interferência de hackers chineses nas eleições americanas estão na pauta de encontro que acontece antes da cúpula Ásia-Pacífico.

– O Conselho de Segurança da ONU aprovou a primeira resolução sobre a guerra entre Israel e Hamas. O texto pede a libertação imediata dos reféns sequestrados pelo grupo e prevê proteção de crianças e pausas para ajuda humanitária. Proposto de Malta sobre guerra entre Israel e Hamas foi votada nesta quarta-feira (15) pelo Conselho de Segurança. Israel disse que rejeita texto.

-Na região do conflito, o exército de Israel anunciou que encontrou armas dos terroristas no maior Hospital de Gaza, e a OMS diz que perdeu contato com profissionais de saúde do prédio.

– Em Portugal, o governo em compasso de espera: o Ministério Público pode ter se enganado na investigação que levou à renúncia do primeiro-ministro António Costa. O alvo seria um ministro do governo dele que tem o mesmo nome.

– A ONU afirma que os gases do efeito estufa atingiram níveis sem precedentes em 2022.

– Dino, acuado pela Oposição no episódio da Dama do Tráfico, baixa instruções sobre visitas no M. Justiça.  É #FAKE que mulher em vídeo ao lado de Dino seja esposa de chefe de facção. A pessoa que aparece nas imagens é a humorista Ví Alvares. Ela publicou um desmentido em suas redes sociais.

-Haddad decide manter meta de déficit zero para 2024 após disputa com Rui Costa.

– Com foco em saldões, Feira do Livro de Porto Alegre tem movimento intenso no último dia.

-Uma pessoa negra foi morta pela polícia a cada 4 horas em 8 estados, diz pesquisa. No RJ, um negro morreu por intervenção policial a cada 8 horas;    No Recife, polícia mata apenas pessoas negras pelo 2º ano seguido; Bahia registra aumento de 300% no nº de mortos em ações policiais

– Ex-funcionária de Neymar diz ter trabalhado além da jornada e sem folgas, e pede quase R$ 2 milhões de jogador, diz jornal francês. Assessoria do atleta diz ‘oficialmente desconhecer o assunto, porque Neymar não foi sequer citado’.

– Frente fria ameniza temperaturas, e pico da onda de calor deve acontecer no fim da semana. Inmet mantém 15 estados e o Distrito Federal sob alerta de “grande perigo” por causa das altas temperaturas.

– Gabarito Enem 2023: já disponíveis as respostas oficiais divulgadas pelo Inep. Provas foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. Questão de ciências da natureza sobre a gripe A-H1N1 foi anulada por já ter sido usada em outra edição do exame.

–  Pressão pela paz – Zelensky revela do que a Ucrânia precisa para um cessar-fogo com a Rússia.  Notícias na mídia internacional sugerem que existe uma pressão privada por parte dos aliados da Ucrânia para que Zelensky aceite um acordo de paz com a Rússia. Kremlin diz que mobilização de tanques da Polônia para fronteira com Belarus aumenta tensões

 

Capas dos grandes jornais do centro/ Sul do país.

– O GLOBO- Conselho da ONU pede pausa humanitária e soltura de reféns.

– O ESP- Agências alertam para mudança na meta fiscal

– ZH – Leite apresenta a aliados aumento do ICMS para 19,5%

– Jornal do Comércio – Governador Eduardo Leite propõe aumento do ICMS para 19,5%

 

O Assunto g1 dia (16 de novembro 23) – Calor extremo: o risco à população de rua

Todo o país se prepara para uma sequência de temperaturas recordes nos próximos dias – que podem definir, inclusive, o ano mais quente entre os últimos 125 mil. E quando os termômetros registram mais de 40°C (com sensação térmica muitas vezes superior a 50°C), aqueles que estão em situação de vulnerabilidade sofrem mais. Estima-se que, hoje, o Brasil tenha mais de 280 mil pessoas vivendo nas ruas, com dificuldade em acessar condições básicas de higiene e até água potável.


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados