Resumão das Notícias do dia
– Copom reduz a Selic e taxa básica de juros cai de 13,25% para 12,75%. Foi o segundo corte seguido anunciado pelo Comitê de Política Monetária, ligado ao Banco Central
-O Inmet alerta para o aumento do calor nos próximos dias em oito estados, com risco para a saúde.
-A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou que o Brasil vai retomar as metas do Acordo de Paris para reduzir gases do efeito estufa.
-Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos assinaram compromisso para a proteção de direitos trabalhistas.
– Lula também se encontrou com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky, depois das declarações que provocaram críticas na comunidade internacional. Lula diz que conversa com Zelensky abordou a importância da construção da paz e da manutenção do diálogo entre os países. Reunião entre Lula e o presidente ucraniano durou uma hora e 10 minutos. Esse é o primeiro encontro dos chefes de Estado após meses de opiniões divergentes sobre a guerra no leste europeu.
– Garimpeiros amarraram a troncos duas crianças e um adolescente yanomami dentro da reserva.
– Grupo que agia em igrejas e prometia lucro de um ‘octilhão’ de reais a fiéis é alvo de operação policial. Polícia Civil aponta que grupo fez mais de 50 mil vítimas. Investigados induziam frequentadores de igrejas a pensar que eram ‘abençoados a receberem grandes quantias’.
– STF está a um voto para barrar marco temporal em terras indígenas. Corte volta ao julgamento hoje. Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber ainda vão apresentar suas posições. Marco Temporal opõe Supremo e Congresso Nacional.
– Trabalho à distância: Nômades digitais no mundo já somam 35 milhões
Capas dos grandes jornais do centro/ sul do país
– O GLOBO – BC mantém ritmo de redução de juros e defende metas fiscais
– O Estado de SP – COPOM reduz taxa de juros mas alerta para compromisso com meta fiscal. BC destaca importância do equilíbrio das contas fiscais
-Folha de SP – COPOM reduz juros a 12,75% e cobra compromisso fiscal. Unânime,decisão por novo corte de 0,5 ponto leva a menor taxa em 16 meses
-ZH – Pela segunda vez consecutiva Banco Central corta juros, Projeção é novo corte em novembro
O Assunto: Lula na ONU – o discurso do Brasil.
Como determina a tradição, coube ao presidente brasileiro a abertura da Assembleia Geral da ONU. Lula concentrou suas falas em quatro eixos: o enfrentamento da fome, a necessidade de uma revisão da governança global, as ameaças à democracia e a urgência em combater as mudanças climáticas.