.
INTERNACIONAIS
– O Vaticano marcou para sábado de manhã o enterro do Papa e revelou os últimos gestos e palavras de Francisco.
– Vestes vermelhas, terço nas mãos, guarda suíça: a simbologia das fotos divulgada do corpo do papa Francisco – Infográfico mostra elementos litúrgicos que aparecem na imagem publicada pelo Vaticano na madrugada desta terça-feira (22), dia seguinte à morte do pontífice.
– Os embates e ataques entre o papa Francisco e Milei, Trump, Maduro, Bolsonaro e autoridades da Igreja. O pontífice chegou a ser chamado de “representante do maligno na terra” pelo então candidato à presidência da Argentina. O republicano taxou como “vergonhosa” a crítica à promessa de construção de muros na fronteira entre EUA e México. O então presidente brasileiro rebateu fala sobre Amazônia.
NACIONAIS
– Repórteres do JN visitaram a Basílica onde ele pediu para ser enterrado e mostraram o legado de Jorge Bergoglio em doze anos de pontificado.
– O Supremo Tribunal Federal tornou réus mais seis acusados de golpe de estado; segundo o, Supremo os planejadores do golpe 22/23; Ministro Moraes passa vídeo comprometedor
– Caso Bernardo: condenada pela morte do menino de 11 anos é encontrada morta na prisão
– Consultora é internada na UTI e precisa de hemodiálise após fazer alisamento no cabelo
– Partes de corpo de homem atacado por onça são achadas em toca no Pantanal; Jorge Avalo trabalhava como caseiro na fazenda onde foi atacado na segunda-feira (21). O corpo foi encontrado em uma região chamada de “Touro Morto”, após buscas da PMA.
– Dos sete feriados que restam no ano, três podem ser emendados com finais de semana, garantindo mais folgas.
CAPAS DE JORNAIS DO CENTRO DO PAÍS E POA
*O GLOBO- Convidado por Lula, deputado recusa Ministério após 12 dias, e expõe governo frágil. Pedro Fernandes prefere continuar Líder do União Brasil .
*O ESTADO DE SP- Auditoria aponta gastos fora do Orçamento e riscos à economia. Manobras são ameaça ao regime fiscal, dizem técnicos do TCU
*FOLHA DE SP – Vaticano inicia adeus a Francisco, e Igreja se prepara para o conclave.
*ZERO HORA – Supremo aceita denúncia contra mais seis pessoas por envolvimento em trama golpista
O Assunto #1452: O avanço do PL da Anistia na Câmara | O Assunto | G1
A proposta nasceu em 2022, para poupar os manifestantes presos em protestos desde o resultado das últimas eleições presidenciais. Ela cresceu, acolheu outros projetos de lei e ampliou seu escopo: agora, quer perdoar toda e qualquer pessoa que tenha participado dos atos golpistas de 8 de janeiro – seja antes, durante ou depois daquele dia; um perdão que alcançaria o ex-presidente Jair Bolsonaro, denunciado pela PGR por tentativa de golpe de Estado.
Nas últimas semanas, a oposição concentrou esforços em fazer o texto avançar na Câmara dos Deputados e conseguiu colher 262 assinaturas de deputados – o número mínimo são 257 – para protocolar o pedido de urgência na tramitação do Projeto de Lei. Agora é o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que decide se dá ou não prosseguimento à proposta.
O governo trabalha para reverter parte do apoio à anistia: Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais, questionou parlamentares que integram a base aliada e votaram em favor do projeto. O governo espera também que, caso o PL passe na Câmara, seja barrado no Senado e considerado inconstitucional pelo Supremo.