.
INTERNACIONAIS
– Mais seis reféns mortos põem Netanyahu à prova da fúria popular. Premiê israelense enfrenta protestos e greve geral em Israel por um acordo com o Hamas para libertar os sequestrados que ainda estão vivos.
– O primeiro-ministro de Israel pediu perdão às famílias dos reféns assassinados pelos terroristas do Hamas.
– Hamas diz que deu ordem a guardas para matar reféns caso exército de Israel chegue perto de esconderijos: ‘Vão voltar dentro de caixões’.
– A Procuradoria-Geral da Venezuela pediu a prisão de Edmundo González, principal opositor de Nicolás Maduro. EUA apreenderam avião usado por Maduro na Republica Dominicana e Venezuela acusa EUA de “pirataria”.
– Rússia bombardeia Kiev com dezenas de mísseis e drones; infraestrutura local foi atingida. Os ucranianos conseguiram repelir parte do ataque, mas destroços de mísseis atingiram uma estação de metrô e uma unidade de tratamento de água.
-Fantástico percorre Deserto da Morte, nos EUA, e fala com coiote, que guia imigrantes ilegais em troca de dinheiro. Repórteres do Fantástico registraram o momento exato em que grupos de diversos países cruzavam o muro que divide Estados Unidos do México. Coiotes têm levado imigrantes para rota mais perigosa.
– Musk ameaça Lula e diz que buscará apreender ativos do governo brasileiro
NACIONAIS
– Atuação de Fernanda Torres em ‘Ainda Estou Aqui’ é elogiada por crítica internacional: ‘Deve catapultá-la a prêmios’. Longa de Walter Salles foi exibido no Festival de Veneza neste domingo (1º).
– O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, determinou que os quatro condenados do incêndio da Boate Kiss voltem para a cadeia.
– Por unanimidade, a 1ª Turma do STF decidiu manter a suspensão da rede social X no Brasil.
– O governo de São Paulo fechou 79 parques estaduais, com a previsão de mais uma onda de calor e ar seco.
– Mais de 23 milhões de brasileiros vivem em áreas dominadas por milícias ou facções do tráfico.
– Starlink informa ao presidente da Anatel que não vai cumprir decisão de Moraes sobre suspensão do X.
– Starlink pode perder autorização para prestar serviço no Brasil, diz presidente da Anatel.
– Pipa causou apagão que deixou 942 mil imóveis sem energia em SP e Guarulhos, afirma Eletrobras; vídeo mostra curto-circuito. Câmera de segurança flagrou momento em que objeto atingiu subestação de Guarulhos e causou curto-circuito. Só na cidade de São Paulo foram 650 mil impactados, de acordo com a Enel.
– Nos Jogos Paralímpicos de Paris, Gabrielzinho ganhou o terceiro ouro do Brasil na natação, e Carol Santiago se tornou a brasileira com o maior número de medalhas de ouro em Paralimpíadas.
Capas dos grandes jornais do centro do país e POA
*O GLOBO- Venezuela ordena a prisão de opositor de Maduro
*O Estado de SP – Justiça venezuelana emite ordem de prisão contra opositor de N. Maduro
*ZH – Toffoli reverte anulação de júri e réus da Kiss são presos
*Jornal do Comércio POA – Vinícola gaúcha investe no enoturismo na Serra, Fronteira Oeste e até na Bahia/ Primeira Turma do STF confirma suspensão do X por unanimidade
*AGÊNCIA BRASIL – Toffoli manda prender condenados pelo incêndio na Boate Kiss. Decisão foi tomada após recurso apresentado pelo Ministério Público
O Assunto g1 dia – Como Elon Musk desafia leis com o X e faz inimigos mundo afora
No Brasil, o bilionário Elon Musk descumpriu uma série de decisões judiciais e soma mais de R$ 18 milhões em multas direcionadas ao X. O enfrentamento às leis brasileiras levou à suspensão da rede social, determinada na última sexta-feira pelo ministro Alexandre de Moraes e confirmada nesta segunda (2) pela 1ª Turma do Supremo, por unanimidade. A crise da plataforma no Brasil não é a primeira protagonizada por Musk, que já tem histórico de atritos com nações e blocos que debatem o risco das redes sociais para a democracia: ele coleciona problemas na Austrália, no Reino Unido e na União Europeia, onde o X corre o risco de ser banido – por outro lado, mantém relações próximas a governos autocratas, caso da Índia, da Turquia e da Arábia Saudita. Para analisar o discurso de Musk sobre liberdade de expressão e as consequências de sua administração sobre o X, Natuza Nery entrevista o advogado Ronaldo Lemos, presidente da comissão de tecnologia da OAB-SP e cientista-chefe do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS).