*
https://www.culturalfm875.com/
INTERNACIONAIS
- Após ultimato de Trump à Rússia, aliado de Putin faz ameaça sobre uso de arma nuclear apocalíptica
- Nos Estados Unidos, a Justiça ouviu autoridades estaduais e empresários americanos contrários às sobretaxas de Donald Trump.
- Emerge outro personagem ao lado de Eduardo Bolsonaro na articulação dos ataques de Trump ao Brasil: Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente João Figueiredo.
- Eduardo Bolsonaro escala crise e investigadores têm material robusto para indiciá-lo por coação
- Tarifaço de Trump: EUA anunciam tarifas de 10% a 41% sobre diversos países; veja lista g1
NACIONAIS
- TARIFAÇO DE TRUMP: Produtores de plástico projetam prejuízos de dois bilhões de reais. Os de alumínio falam em mais de um bilhão. O ministro da Fazenda reconheceu que a situação de alguns setores é dramática. Fernando Haddad afirmou que haverá medidas de proteção do emprego.
- Depois das exceções anunciadas pelo governo americano, o vice-presidente Geraldo Alckmin disse que a negociação mais forte começa agora.
- Nos Estados Unidos, a Justiça ouviu autoridades estaduais e empresários americanos contrários às sobretaxas de Donald Trump.
- O Brasil teve a menor taxa de desemprego em treze anos, mas quase cinco milhões de pessoas gostariam de trabalhar mais.
- Lucas Paquetá foi absolvido das acusações de manipular apostas.
- Por pressão da bancada, PL expulsa deputado que elogiou Moraes e mandou recado a Trump
- Presidente da COP30 diz que países pediram retirada do evento de Belém por preços ‘extorsivos’ em hotéis
- Planos de saúde atenderão pacientes do SUS a partir de agosto: entenda como vai funcionar o novo programa, Medida inédita permitirá que operadoras quitem dívidas com o SUS oferecendo consultas, exames e cirurgias para pacientes da rede pública.
Capas dos grandes jornais do centro/ sul do país.
*O GLOBO- Brasil e Estados Unidos vão negociar tarifas, e café deve ser poupado da taxação. Haddad confirma conversa com Secretário do Tesouro dos EUA.
*O Estado de SP- Planalto e Supremo se unem para contestar sanções a Moraes. Defesa do Ministro deve ser feita pelo AGU
*Folha de SP – Para 57% Trump erra ao vincular tarifaço ao julgamento de Bolsonaro. Segundo Datafolha 89% avaliam que medida vai prejudicar a economia brasileira, e 77% acreditam em impacto na vida pessoal
*ZH – Tarifaço dos Estados Unidos atinge 75% dos produtos da indústria gaúcha, aponta FIERGS
*JORNAL DO COMÉRCIO POA/RS – Parque Assis Brasil ganhará novos espaços neste ano
O Assunto g1 dia – A ressaca depois da ofensiva de Trump
“O tarifaço não é o ponto de chegada. É o ponto de partida.” Com essa declaração, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deu o tom do dia seguinte após o decreto com o tarifaço de Donald Trump contra o Brasil. Para o governo brasileiro, a meta agora é proteger empresas e empregos — especialmente nos setores cujas exportações serão mais atingidas.
Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, um plano de ação está em curso para evitar prejuízos maiores. Mesmo com algum alívio inicial, a palavra de ordem segue sendo cautela. Neste episódio, Alan Severiano recebe Adriana Dupita e Christopher Garman para discutir as respostas e consequências ao tarifaço e à ofensiva política do presidente americano.
Economista da Bloomberg para mercados emergentes, Adriana explica quais são os setores mais e menos atingidos pelas tarifas de 50%. E responde quais oportunidades comerciais podem se abrir ao Brasil neste momento.
Diretor-executivo das Américas da consultoria Eurasia, Garman avalia que a escalada política ainda deve piorar. Ele fala também sobre as respostas que o governo brasileiro pode dar aos EUA, e avalia que tipo de impacto o tarifaço terá em 2026.