Resumo de notícias do dia – nacionais/ internacionais (11 de dezembro)

Destaques de hoje (11/12) no noticiário nacional/ internacional da CULTURAL FM (Torres RS)

Imagem: Pixabay
11 de dezembro de 2024

www.culturalfm875.com

 

INTERNACIONAIS

– Israel bombardeou alvos militares em território sírio.

– Sem ajuda há 2 meses, 75 mil pessoas estão sem comida em Gaza

– Os rebeldes que derrubaram Bashar al-Assad escolheram o primeiro-ministro do novo governo

 

NACIONAIS

– Os médicos afirmaram que o presidente Lula se recupera bem da cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça.

– O jogo da sucessão de 2026 já mudou e depende da decisão de Lula sobre priorizar a saúde ou o poder. – PT vive incertezas sobre candidatura de Lula, enquanto aliados avaliam cenários que incluem sua saúde e o futuro da economia

– Os preços dos alimentos subiram, empurrados pelo dólar e por fenômenos climáticos.

– Uma bala perdida matou uma médica dentro do hospital da Marinha, no Rio de Janeiro.

– Militar só ‘sobe em palanque’ no 7 de Setembro, diz ministra eleita para presidir o STM = Para Maria Elizabeth Rocha, que chefiará o tribunal pelos próximos dois anos, militarismo e política não podem se misturar.

– PF prende 15 investigados por desvio milionário de recursos públicos na Bahia, em São Paulo e em Goiás =  Organização criminosa é suspeita de ter movimentado R$ 1,4 bilhão, incluindo R$ 825 milhões em contratos firmados com órgãos públicos em 2024. Segundo a Receita Federal, os criminosos usavam um esquema estruturado para direcionar dinheiro de emendas parlamentares.

– Médico é condenado a ressarcir os 6 anos de curso por fraude à cota racial

 

Capas dos grandes jornais do centro do país e POA

 

*O GLOBO – Lula é operado às pressas para cessar hemorragia intraucraniana

*O Estado de SP – Operado `as pressas na cabeça, Lula não pretende se afastar

*Folha de SP –Lula faz cirurgia de emergência na cabeça e deve ter alta em uma semana.

*ZH – Com alta prevista em uma semana, Lula não se afastará da Presidência.

* JORNAL DO COMÉRCIO POA – Deputados aprovam reajuste de 5,35% a servidores da Assembleia, TJ, MP, Defensoria e TCE-RS Judiciário, Procuradoria-Geral de Justiça, Tribunal de Contas e Defensoria; Mercado projeta alta de 0,75 pontos nos juros hoje

 

 

O Assunto g1, dia 11/12- A saúde do presidente Lula

 

Era meados de outubro quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente doméstico no banheiro do Palácio da Alvorada. Ele cortava as unhas dos pés sentado em um banquinho quando desequilibrou-se e bateu a nuca.

A força da batida e a quantidade de sangue o assustaram, como ele mesmo relatou à época. Levado ao hospital, o presidente precisou de pontos, ficou em observação e foi submetido a uma série de exames, além de cancelar uma viagem para a Cúpula do Brics, na Rússia, por recomendação médica.

Quase dois meses depois, na madrugada desta terça-feira (10), Lula precisou passar por uma cirurgia de emergência. No fim da noite anterior, ele viajou de Brasília para ser avaliado no Hospital Sírio Libanês da capital paulista após uma agenda de compromissos e reuniões — uma delas com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e líderes do Congresso. Segundo aliados, ele se queixava de dor de cabeça.

Em São Paulo, os médicos optaram por um procedimento chamado trepanação após exames apontarem uma hemorragia intracraniana ainda em decorrência da queda em outubro. Segundo a equipe médica, a cirurgia correu bem e Lula se recupera da forma esperada: conversando normalmente, se alimentando e com todas as funções neurológicas preservadas.

Para entender a relação da cirurgia de emergência com a queda sofrida em abril, Natuza Nery conversa com Daniela Lima. Na entrevista, a apresentadora e comentarista da GloboNews e colunista do g1 também detalha como ficam a agenda política e as articulações do governo enquanto Lula se recupera.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de reunião com as lideranças dos grupos de engajamento do G20 acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Márcio Macedo (Secretaria- Geral), no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta segunda-feira, 11 de novembro de 2024. —

 

O que você precisa saber:

  • Hemorragia intracraniana: entenda condição que fez Lula ser operado às pressas
  • O que se sabe sobre cirurgia e estado de saúde do presidente
  • Imprensa internacional repercute operação de Lula
  • Após cirurgia, Lula conversa, se alimenta normalmente e não terá sequelas, dizem médicos

Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados