INTERNACIONAIS
-Da retórica à chuva de mísseis e drones: entenda como foi o ataque do Irã contra Israel e as possíveis consequências
Após lançar mais de 300 drones e mísseis, Irã anuncia fim do ataque militar a Israel
-Israel diz que ataque do Irã é ‘escalada grave e perigosa’ e pede reunião do Conselho de Segurança da ONU
-Embaixador de Israel afirma que espera ‘condenação’ do Brasil a ataque do Irã e se diz ‘desapontado’ com posição do Itamaraty
NACIONAIS
-A maioria dos ministros do STF votou por manter na Corte o julgamento de autoridade com foro especial, mesmo depois de o réu deixar o cargo em que o crime teria sido cometido. A oposição se mobiliza para derrubar o veto do presidente Lula à lei que acabava com a saída de presos em datas comemorativas. Especialistas explicaram o exame criminológico que decide sobre a progressão de regime.
-Presídios de Minas Gerais têm sete mortes por consumo de drogas K. Em Mato Grosso do Sul, policiais civis foram flagrados traficando cocaína.
-Caiu o desmatamento na Amazônia, mas a devastação aumentou no Cerrado. Agente laranja: pecuarista desmata o Pantanal com substância altamente tóxica.
-Pitbull mata tutor epilético que passou mal em quintal de casa em Mogi Mirim
-O que mudou no destino paradisíaco de SC que tem apenas 25 mil habitantes, mas atrai 2 milhões de turistas no verão- Conhecida por águas cristalinas, Bombinhas é uma península avançada para o mar, o que resulta em praias limpas e ricas em fauna, segundo oceanógrafo.
TORRES E REGIÃO
-Administrador da IBSaúde afirma que Hospital de Torres vai buscar mais parcerias para aprimorar atendimento. Administrador da IBSaúde participou da reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde de Torres, realizada na terça-feira (09),
-UTILIDADE PÚBLICA: Confira o novo horário de funcionamento das Unidades de Saúde em Torres
-A Secretaria de Saúde de Torres comunicou nesta quarta-feira (10) sobre o novo horário de funcionamento
– QUEM É ESTE CIDADÃO? Nomes de ruas em Torres (parte 3)- Mais um pouco da história das pessoas que emprestam seus nomes às ruas da cidade de Torres (por Roni Dalpiaz )
-Corsan orienta moradores do bairro Jardim Eldorado sobre ligações à nova rede de esgoto em Torres. Cerca de 40 moradores do bairro Jardim Eldorado, em Torres, participaram, na noite dessa quinta-feira (11)
Capas dos grandes jornais do centro/ sul do país.
O GLOBO- Estados Unidos e G7 condenam Irã e tentam moderar conflito. Na ONU Gutierres vê região à beira do abismo.
O Estado de SP – Estados Unidos aconselham Israel a ter cautela na reação ao Irã
Folha de SP- Gabinete de Israel se divide sobre retaliação ao Irã. Estados Unidos pedem comedimento a aliado
ZH- Ataque do Irã a Israel eleva tensão na região e deixa mundo em alerta.
Jornal do Comércio POA – Erva-mate do Rio Grande do Sul se reinventa em busca de recuperação; Vinho gaúcho é divulgado na Europa em uma das principais feiras mundiais da bebida
AGÊNCIA BRASIL – Bancos promovem mutirão de negociação financeira até 15 de abril. Quem está na Faixa 1 do Desenrola não pode participar
O Assunto g1 dia 15 abril – Brasil – os extremos da desigualdade
https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2024/04/15/o-assunto-1192-brasil-os-extremos-da-desigualdade.ghtml
Ainda na década de 1970, o economista Edmar Bacha criou o termo Belíndia, uma fábula que descreve um país cujas condições socioeconômicas seriam um mix entre a riqueza da Bélgica e a pobreza da Índia. Meio século depois, esse país continua se equilibrando nas mesmas contradições – seu 1% mais rico ganha 32 vezes mais que a metade mais pobre; e na base dessa pirâmide, tentam sobreviver mais de 20 milhões de pessoas que não têm sequer o que comer todos os dias. “Se um marciano viesse à Terra e tivesse que conhecer um país para entender a realidade do planeta, o Brasil seria a melhor opção”, afirma Pedro Fernando Nery, consultor de economia no Congresso e professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Entrevistado por Julia Duailibi, o economista explica por que o país é “um caso emblemático” que resume as desigualdades globais. Ele também relata o que viu durante o período de pesquisa de seu recém-lançado livro “Extremos: um mapa para entender as desigualdades no Brasil”, quando foi presencialmente a oito lugares que exemplificam as diferenças de renda, de oportunidades e de expectativa de vida no país.