…
INTERNACIONAIS
– Nos Estados Unidos, Polícia desalojou estudantes solidários à Palestina que ocupavam várias Universidades do país: mais de 2 mil presos. Pres. Biden rompe silêncio e se pronuncia sobre os fatos afirmando que não se pode tolerar o caos. Fatos repercutem sobre sua candidatura à reeleição.
– Relatório da ONU informa que reconstrução na Faixa de Gaza demorará 80 anos. I
– Indonésia terá nova capital a partir de outubro, diante do inevitável afundamento da atual Jacarta pela elevação do nível do mar.
– Na Alemanha, organização terrorista de extrema direita, com 23 pessoas, inclusive um militar, uma ex deputada e empresários, que contesta a legitimidade do Estado e que planejou atentado ao Parlamento alemão, começa a ser julgada por tentativa de golpe.
– O Congresso de El Salvador abriu caminho para o presidente Nayib Bukele se reeleger mais vezes do que a constituição permite.
– O Comitê Olímpico Internacional apresentou a equipe de atletas refugiados.
– Johnson & Johnson está disposta a pagar até US$ 6,5 bilhões para encerrar disputas judiciais: Talco da marca é acusado de causar câncer de ovário, por conter amianto. A empresa continua negando as alegações, embora tenha retirado o produto do mercado americano.
– Homem força filho de 6 anos a correr em esteira nos EUA; menino morre dias depois, e pai pode pegar prisão perpétua
NACIONAIS
– Calamidade pública no Rio Grande do Sul: quase 30 mortos, 60 desaparecidos e quase 15 mil gaúchos fora de casa. O rompimento parcial de uma barragem colocou sete cidades em alerta. Com pontes e estradas interditadas, moradores estão ilhados.
– Vereadores de São Paulo aprovaram a privatização da Sabesp.
– Paraná está sob alerta de tempestades até sexta (3); 121 cidades devem ser atingidas; mas Chuvas não devem ser intensas como no Rio Grande do Sul
– Érika Nunes, sobrinha do Tio Paulo, deixa presídio de Bangu; Justiça aceitou a denúncia do MPRJ e a tornou ré por tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver. Mulher é investigada também em outro inquérito por homicídio culposo — quando não há intenção de matar.
RIO GRANDE DO SUL
– Chuvas arrastam safra gaúcha para cenário de perdas em todos os setores
– Estado registrava 32 mortes em função das chuvas até as 9h; 154 municípios foram afetados – Informação foi confirmada por Eduardo Leite nas redes sociais.
– Barragem que rompeu fica entre Cotiporã e Bento Gonçalves, na Serra. Orientação do governo é que moradores de municípios próximos deixem áreas de risco e busquem abrigo em regiões mais altas.
– Guaíba ultrapassa cota de inundação em Porto Alegre e águas invadem Cais Mauá; Nível das águas atingiu mais de 3,6 metros, enquanto limite é de 3,00 metros. Comportas foram fechadas para impedir que centro da cidade inunde. Guaíba recebe águas dos rios Jacuí, Taquari, Caí, Pardo, Gravataí e Sinos.Região Sul pode ter episódios de microexplosão atmosférica e tempestades – fenômeno ocorre quando há grande diferença de temperatura e mudança na direção dos ventos
TORRES E REGIÃO
– Um carro caiu no buraco no início da manhã; vítima foi encaminhada ao hospital apresentando dores no corpo; Asfalto cede e abre cratera em trecho da Interpraias entre Arroio do Sal e Terra de Areia
– Após o Dia do Trabalhador, o próximo feriado nacional será somente daqui a quatro meses. Porém, os trabalhadores ainda podem ser beneficiados com uma folga extra no dia 30 de maio, data em que é celebrado Corpus Christi.
Capas dos grandes jornais do centro do país e POA
O Estado de SP-Fenômeno climático raro causa calamidade no RS; inundação deve se agravar: El Niño e onda de calor no Sudeste
Folha de SP – Temporais isolam RS; Lula promete verba. Mortos chegam a 29 e desaparecidos são 60
ZH – SEM TRÉGUA – Concentração de chuva amplia a destruição de estradas e pontes. Leite fala em catástrofe
Jornal do Comércio POA- Rio Grande do Sul sofre com a maior tragédia climática da história
AGÊNCIA BRASIL – Comitiva de ministros irá ao RS na sexta-feira (3) por causa de chuvas. Estado enfrenta fortes temporais desde o início da semana
O Assunto g1 dia 03 maio – A catástrofe climática no Rio Grande do Sul
Oito meses atrás, as cidades do Vale do Taquari, no interior do estado, foram destruídas por temporais e enchentes: mais de 50 pessoas morreram e mais de 2 mil seguem esperando a construção de moradias. Agora, as chuvas intensas estão ainda mais fortes, atingem a mais cidades gaúchas e causam uma tragédia que caminha para ser ainda pior. Até a noite de quinta-feira (2), a Defesa Civil já registrava mais de 30 mortes e mais de 15 mil pessoas fora de suas casas, em abrigos ou totalmente desalojadas; pelo menos 134 municípios foram afetados e muitos deles estão isolados, sem acesso pelo céu (devido às chuvas) ou pelo chão (rodovias estão intransitáveis). Na Serra Gaúcha, uma barragem foi rompida pela força da água. Na capital, Porto Alegre, há alerta para o risco de o rio Guaíba transbordar.