– Um dia depois da vitória, o presidente eleito da Argentina anunciou os primeiros nomes do governo. Javier Milei disse que vai privatizar a TV pública e a estatal de petróleo e mantém as promessas de fechar o Banco Central e dolarizar a economia.
– Presidente eleito no domingo (19) disse também que ainda não baixará taxa de câmbio, mas que levará inflação, na casa dos 140% anuais na Argentina, ‘a níveis internacionais’.
– Após vitória de Milei, preocupação do governo Lula passa a ser Trump em 2024. Integrantes do Itamaraty já trabalham com cenário de, hoje, haver pouca chance de Joe Biden vencer o republicano nos EUA nas eleições do ano que vem.
– Milhares de moradores foram obrigados a sair de casa nas enchentes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o Rio Guaíba atingiu o nível mais alto em oito décadas.
– No dia da Consciência Negra. o Governo Federal lançou um pacote de medidas para combater a desigualdade racial. Eventos em Salvador celebraram a data que homenageia Zumbi dos Palmares, líder quilombola símbolo de resistência.
– Do Pix para o Drex, o rumo da moeda digital no Brasil.
– Governo Lula é aprovado por 49%, diz pesquisa do Instituto França. O trabalho do atual presidente, especificamente, também foi aprovado por mais de 40% dos entrevistados
– A Seleção Brasileira tem confronto contra a Argentina hoje de noite, pelas Eliminatórias da Copa
– Pela 1ª vez, mundo registra um dia com temperatura média global 2°C acima da era pré-industrial. Dados do Copernicus (C3S) mostram que recorde foi batido na sexta (17): anomalia foi de 2,07°C. Meta do Acordo de Paris é reduzir emissões dos gases de efeito estufa para limitar o aquecimento global a 1,5°C.
– Santa Catarina confirma o 5º tornado no mês de novembro.
– Termômetros, no entanto, voltam a subir no Centro-Sul no meio da semana, antes de uma nova frente fria chegar ao Sul. Houve queda de aproximadamente 14°C em SP e RJ no fim de semana.
– 13º salário: Cerca de 87,7 milhões de brasileiros serão beneficiados com rendimento adicional, em média, de R$ 3.057, segundo estimativa do Dieese.
Capas dos grandes jornais do centro do país
O GLOBO – Após vitória, Milei reitera privatizações e fim do Banco Central. Falta de apoio no Congresso, porém, pode barrar primeiras medidas do presidente eleito
O Estado SP – Milei reafirma plano de fechar o BC e privatizar petrolífera e TV-
Folha de SP- Milei diz que irá privatizar o que puder e fechar o BC
ZH- Milei anuncia primeiras medidas na Argentina; Lula não irá à posse
O Assunto g1 dia – Milei eleito e a relação Brasil-Argentina
O economista ultraliberal derrotou Sergio Massa com uma vantagem larga. Agora eleito, manteve suas promessas de dolarizar a economia, acabar com o Banco Central e prometeu visitar Donald Trump nos EUA antes da posse, marcada para o dia 10 de dezembro. A vitória de Milei inaugura uma nova fase na política argentina, e pode abrir também uma nova era na relação com o Brasil, com o Mercosul e com importantes parceiros comerciais.